Uso de hidratante labial é altamente indicado por médicos para evitar o incômodo
O lábio pode ressecar por diferentes motivos e, nesta época do ano, é comum que o frio, o vento e o ar dos ambientes aquecidos deixem os lábios mais ressecados. O alerta é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS. Segundo a dermatologista e diretora da SBD-RS, Juliana Boza, o sol também pode provocar ressecamento labial, assim como bebidas quentes, algumas medicações tanto por via oral quanto produtos que aplicamos na pele.
“É importante hidratar o lábio. Os hidratantes labiais ou lip balms (bálsamos labiais) formam uma camada que protege os lábios dos fatores externos, evitando que eles ressequem. Usar hidratantes labiais que contenham substâncias com alto poder de hidratação como ceras de origem vegetal e animal também ajuda”, explica.
A dica é optar por produtos que tenham entre os seus componentes lanolina, vaselina, glicerina, manteiga de karité, dexpantenol, pantenol e vitamina E. Quando for se expor ao sol, usar protetor labial no mínimo FPS 30, pois a radiação ultravioleta piora o ressecamento.
Curiosamente um pequeno hábito de muita gente, acaba atrapalhando. Na tentativa de evitar o ressecamento, muitas vezes, as pessoas umedecem os lábios com saliva, o que acaba piorando o quadro. A médica também reforça que as peles que se formam pelo ressecamento não devem ser removidas. Na hora de escolher o batom evitar os com efeito mate ou de longa duração e preferir os que contenham alguma substância hidratante, como ácido hialurônico.