Assumir os fios brancos é escolha consciente que exige rotina de cuidados

Tendência eleva autoestima e mostra autenticidade, mas exige atenção com a saúde capilar

Assumir os cabelos brancos deixou de ser tabu e passou a representar um ato de autoconfiança, estilo e liberdade. Com o crescente número de adeptos do “empoderamento grisalho”, incluindo celebridades e influenciadores, também aumenta a necessidade de orientar sobre os cuidados essenciais para manter a saúde capilar durante essa fase. A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) destaca que é necessário manter os fios saudáveis, com brilho e livres de amarelamento, o que requer atenção especial e práticas diárias.
A vice-presidente da SBD-RS, Dra. Cíntia Cristina Pessin, enfatiza que os fios grisalhos demandam cuidados redobrados, principalmente durante a transição capilar:
“O cabelo branco é naturalmente mais frágil, pois não contém melanina, a substância que confere cor e proteção ao fio. Por isso, tende a quebrar com mais facilidade. Durante a transição, é fundamental intensificar os cuidados com hidratação semanal, cortes regulares, uso de shampoos suaves e evitar fontes de calor como secadores e chapinhas, que podem prejudicar a estrutura dos fios”, afirmou.
A especialista também destaca a importância de manter o couro cabeludo limpo, com lavagens regulares, ao menos três vezes por semana, e adotar uma alimentação balanceada, rica em proteínas, antioxidantes e gorduras saudáveis.
“Manter o couro cabeludo limpo e uma dieta nutritiva contribuem diretamente para a qualidade dos fios. Assumir os cabelos brancos é um símbolo de liberdade e deve ser respeitado como uma escolha pessoal”, completa.
Embora a transição esteja em alta, a SBD-RS enfatiza que, para quem opta por manter os fios tingidos, o acompanhamento de um profissional qualificado é essencial, garantindo a saúde tanto do couro cabeludo quanto dos cabelos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.