Tema estará presente na 50ª Jornada Gaúcha de Dermatologia
A popularização de medicamentos como a semaglutida, voltados para a perda de peso, motivou uma das discussões centrais da 50ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS), nos dias 17 e 18/10, no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. A atividade, que integra o primeiro dia da programação do evento, aborda os reflexos do uso desses fármacos no consultório dermatológico, especialmente os impactos na qualidade da pele, contorno corporal e nos resultados de procedimentos estéticos.
A secretária-geral da SBD-RS, Dra. Larissa Rodrigues Leopoldo, destaca a necessidade de uma abordagem cautelosa e personalizada.
“A perda de peso acelerada e significativa que esses medicamentos provocam pode impactar negativamente a qualidade e aparência da pele. É comum observar flacidez cutânea tanto na face quanto no corpo, já que a pele não teve tempo de se adaptar à nova forma corporal. Além disso, o colágeno e a elastina são afetados pela distensão prolongada e pela rápida retração”, explica.
Durante a palestra, serão discutidas estratégias para minimizar os efeitos colaterais cutâneos, como incentivar a perda de peso gradual e supervisionada, hidratar intensamente a pele, manter a massa muscular com exercícios físicos, utilizar tratamentos estéticos complementares (como radiofrequência, bioestimuladores de colágeno e ultrassom microfocado), além da eventual suplementação orientada por profissionais de saúde.
Segundo pesquisa divulgada pela Galderma em 23 de abril de 2025, com mais de mil pessoas entre 25 e 65 anos no Brasil, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio, 62% dos entrevistados — homens e mulheres — que usam medicamentos para emagrecer relatam buscar procedimentos estéticos com o objetivo de devolver ao rosto um aspecto mais natural após a perda de peso. Além disso, um estudo com pacientes tratados com agonistas do receptor de GLP‑1, como semaglutida (Ozempic) e liraglutida (Saxenda), revelou que as mulheres perdem proporcionalmente mais peso que os homens. Em média, elas perderam cerca de 20 % do peso corporal, enquanto os homens perderam aproximadamente 13 % no mesmo período.
A 50ª Jornada Gaúcha de Dermatologia reunirá especialistas de todo o estado para debater avanços científicos, condutas clínicas e tendências em Dermatologia. A programação e mais detalhes podem ser conferidos no site https://www.dermatologia2025.