Tema ganha atenção devido à popularização dos procedimentos e aumento nos relatos clínicos de efeitos adversos
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) trará à discussão os riscos e as boas práticas no uso de bioestimuladores de colágeno durante a 50ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, que acontece entre os dias 16 e 17 de agosto, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS). O tema será abordado no segundo dia do evento científico, em uma sessão dedicada à identificação precoce de complicações, prevenção e tomada de decisões terapêuticas.
Entre as principais indicações dos bioestimuladores estão a redução da flacidez facial e corporal, a suavização de rugas e linhas de expressão, o rejuvenescimento facial, a melhora da textura e qualidade da pele e o tratamento de cicatrizes, como as de acne. Também são utilizados em áreas como pescoço, colo e abdômen. Seus benefícios incluem resultados naturais e progressivos, efeitos duradouros e melhora global da pele. No entanto, é fundamental procurar um profissional qualificado para a aplicação, garantindo segurança e eficácia.
Apesar da crescente procura por procedimentos com bioestimuladores de colágeno — que prometem resultados naturais e progressivos no rejuvenescimento facial —, a prática clínica tem registrado um aumento nos relatos de efeitos adversos tardios, como nódulos, inflamações e assimetrias. Mesmo sem dados estatísticos específicos do Rio Grande do Sul, estudos de caso e publicações na literatura científica têm destacado a importância do acompanhamento e preparo profissional adequado para lidar com essas ocorrências.
“A formação continuada é fundamental para que o dermatologista saiba não apenas aplicar corretamente esses produtos, mas também como intervir diante de complicações. A proposta da Jornada é justamente trazer um olhar técnico e atualizado sobre esse tema”, afirma a secretária-geral da SBD-RS, Dra. Larissa Rodrigues Leopoldo
A 50ª Jornada Gaúcha de Dermatologia reunirá especialistas de diferentes regiões do Brasil em dois dias de programação científica, promovendo o intercâmbio de conhecimento e atualização profissional. Mais detalhes sobre o evento poderão ser obtidos no site https://www.dermatologia2025.