Atividades imersivas em cosmiatria e dermatoscopia valorizam a atualização técnica e o aperfeiçoamento de habilidades clínicas
Antes de se tornar ciência aplicada no consultório, a dermatologia passa por momentos de estudo, observação e prática em ambientes controlados. É nesse espaço que os cursos práticos da 50ª Jornada Gaúcha de Dermatologia ganham destaque, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos e exercitar habilidades que fazem diferença no atendimento ao paciente. A proposta é clara: transformar teoria em experiência, consolidando a formação dos dermatologistas e garantindo maior segurança na prática clínica.
Na manhã desta sexta-feira, 17/10, os cursos integraram a programação da jornada com uma grade voltada a temas de alta relevância. Em clínicas parceiras, os módulos de Cosmiatria reuniram grupos reduzidos de participantes para atividades sobre rejuvenescimento dos lábios (Dra. Nediana Bialeski), tratamento da face pesada (Dr. Matheus Teodoro), fios para terço superior da face e região perioral (Dra. Ana Paula Manzoni) e bioestímulo para face, pescoço e mãos (Dra. Taciana Dini). Com apenas dez vagas cada, os encontros foram voltados exclusivamente a dermatologistas e residentes sócios da SBD.
Durante a aula sobre Tratamento da Face Pesada, o Dr. Matheus Teodoro destacou a importância de se atualizar constantemente nas técnicas e no uso dos produtos.
“Independentemente do produto, não podemos nos acomodar com o convencional. À medida que ganhamos experiência, é comum pensar que está dando certo, e não precisa mudar. Mas se o paciente for a outro profissional que utilize técnicas mais atualizadas, ele pode comparar e dizer que o procedimento do outro doutor ficou melhor. Por isso, precisamos buscar novidades com segurança. Eu mesmo venho aplicando mudanças há cerca de quatro anos, e os resultados têm melhorado muito — os pacientes percebem claramente a diferença e elogiam o resultado final”, ressaltou o Dr Matheus.
A Dra. Nediana Bialeski ministrou aula sobre Rejuvenescimento dos Lábios e destacou a importância do registro visual no acompanhamento dos resultados.
‘’Uma sugestão que eu sempre dou é gravar um vídeo após o procedimento, porque nele conseguimos observar assimetrias que o paciente muitas vezes não percebia, especialmente no sorriso — como uma exposição gengival maior de um lado, geralmente por conta do zigomático mais ativo. Já tive casos em que o paciente comentou que seu sorriso ficou torto, mas, na verdade, ele apenas passou a se observar mais. Por isso, sempre registro fotos e um vídeo rápido, em repouso, sorrindo, e assim, conseguimos identificar com clareza qualquer assimetria’’, completou.
No auditório principal do Centro de Eventos do BarraShoppingSul, o Curso de Dermatoscopia reuniu especialistas sob a coordenação do presidente da SBD-RS, Dr. Juliano Peruzzo, e da dermatologista Dra. Renata Heck. A programação contemplou desde padrões clássicos de carcinoma basocelular até os desafios no diagnóstico de melanomas finos e recidivados, além de tópicos como dermatoscopia em lesões inflamatórias, alopecias, casos pediátricos e carcinomas espinocelulares.
As atividades inauguram dois dias intensos de ciência e troca de experiências na Jornada Gaúcha de Dermatologia, reforçando o caráter formativo e o compromisso do encontro com a excelência profissional.