A maquiagem está de volta. Quais cuidados importantes a serem observados?

Medidas de higiene ajudam a deixar a pele mais saudável e hidratada

 

Durante o longo período de distanciamento social imposto pela pandemia muito se falou em uma diminuição no uso de maquiagens. Porém, com a situação um pouco mais flexível e a retomada de muitas atividades presenciais, o uso frequente da maquiagem voltou. Os produtos deixam o visual mais bonito, mas acabam guardando sujeiras, pó, poluição e suor que são acumulados durante o dia e, se não forem removidos, podem causar problemas na pele. A longo prazo, a pele pode ficar com poros abertos e sem brilho. Uma das dúvidas mais comuns entre as mulheres é qual o jeito certo de fazer a remoção sem que traga algum prejuízo para pele.

A presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Analupe Webber, lembra que o importante é remover a maquiagem, seja ao chegar do trabalho, no banho um pouco mais tarde.

“Pacientes de pele mais seca ou sensíveis podem utilizar loções ou óleo de limpeza e água micelar e quem tem pele oleosa pode utilizar removedores com ingredientes adstringentes. É importante atentar para a área dos olhos que é mais sensível e requer produtos mais delicados como água micelar, óleo de bebê ou mesmo hidratante para pele sensível”, explica.

A retirada da maquiagem pode ser feita até mesmo após o banho. Desde que seja usado um sabonete adequado ao seu tipo de pele e depois feita a complementação com o removedor de maquiagem também indicado ao seu tipo de pele. A dermatologista dá, ainda outras dicas como evitar esponjas, gazes ou lenços umedecidos pois o atrito pode ressecar ou irritar a pele da face.

De acordo com dados Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em 2020, houve uma redução nas vendas de produtos de beleza de 19%. Com a obrigação de usar proteção no combate ao coronavírus, as mulheres deixaram de usar produtos que a máscara esconde, como a base, o pó, o blush e, principalmente, o batom.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.