Ação conscientiza veranistas da beira da praia para os cuidados com o sol

Atividade organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS ocorreu durante todo o sábado (20/01), nas praias de Atlântida, Imbé, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres

O sol estava forte neste sábado e as praias do litoral norte, lotadas. Com o objetivo de conscientizar os veranistas para os cuidados necessários com a pele durante a exposição ao sol, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS) promoveu uma ação nas areias de Atlântida, Imbé, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres.

Os veranistas se mostraram-se interessados pelas orientações. Amanda Bittencourt, de 31 anos, foi uma das atentas. A jovem contou aos responsáveis pela ação que foi diagnosticada com câncer de pele aos 21 anos. Depois disso, os cuidados foram redobrados.

– Eu fui ao dermatologista por um motivo estético, queria tirar um sinal no braço que me incomodava. Na biópsia, o resultado foi positivo para melanoma. Eu tive sorte que estava bem inicial e consegui tratar sem grandes problemas, mas foi um susto. Faz dez anos e agora cuido sempre para usar protetor solar todos os dias, mesmo quando o dia fica nublado, além de visitar o drrmatologista todos os anos – afirma.

A dermatologista associada da SBD-RS, Gabriela Maldonado, destaca que as crianças precisam de atenção especial no verão.

– Queremos ressaltar que as pessoas não precisam evitar de ir para praia, mas devem prevenir a queimadura solar, principalmente na infância, pois a exposição ao sol em demasia nesta fase da vida pode desenvolver câncer de pele na fase adulta. A proteção com os pequenos precisa ser feita com roupas adequadas, chapéus e guarda-sol, além do protetor solar. O horário da exposição também faz diferença, sugerimos evitar o sol entre 10h e 16h – explica.

A ação está integrada à campanha “Dezembro Laranja” que se estenderá por todo o verão. A intenção é informar sobre as medidas de fotoproteção e a importância da procura de médicos especialistas para diagnóstico e tratamento.

– As atividades na beira da praia são importantes para orientar as pessoas no momento de lazer, em que muitas vezes não estão pensando no perigo da exposição ao sol. Já mudamos bastante a rotina dos veranistas ao longo dos anos, mas precisamos ainda de mais conscientização – salienta.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o câncer de maior incidência no país, correspondendo a 30% dos casos registrados anualmente.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.