Dermatoscopia é um dos temas presentes na programação da 42ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, que acontece em Porto Alegre (RS)
A dermatoscopia é uma técnica auxiliar que, de forma não-invasiva, permite avaliar pintas e detectar alguns tipos de câncer de pele, diferenciando as pintas benignas das lesões de risco. Em virtude dos elevados números de casos de câncer de pele, o assunto ganha ainda mais relevância. Com este exame, o dermatologista pode indicar, de modo mais preciso, quais pintas devem ser removidas e analisadas.
Como exemplo, a técnica pode evitar a remoção desnecessária de um sinal em uma criança, havendo certeza da benignidade desta lesão. A partir desse exame, o dermatologista pode apontar ao paciente quais pintas devem ser removidas, além de evitar a retirada desnecessária de uma lesão em uma criança por exemplo, havendo a certeza da benignidade.
O assunto será abordado pelas médicas Louise Lovatto, Thais Graziottin e Ana Paula Caramori, a partir das 16h05min de sábado (21/10). As aulas incluem o aprofundamento do tema em doenças inflamatórias, lesões pigmentares da face e tricoscopia. A Jornada Gaúcha de Dermatologia acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre.
Outras informações podem ser obtidas no site www.sbdrs.org.br