Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS explica o que é e como é o tratamento da doença
Uma cena inusitada na solenidade do Oscar 2022, apresentada na noite de domingo (27/03) chamou a atenção. O apresentador Chris Rock levou um tapa no rosto após Will Smith se irritar com o comentário feito pelo ator sobre Jada Pinkett Smith, que tem a cabeça raspada por conta da alopecia, uma condição capilar que causa a queda de cabelo. A mulher do ator de Hollywood, decidiu raspar a cabeça por conta das falhas capilares causadas pela doença.
“Alopecia” é um termo técnico utilizado para denominar queda de cabelo. Existem a alopecia androgênica, por exemplo acusada pela ação dos hormônios androgênicos, alopecia areata que é uma doença autoimune, alopecia por tração, onde o ato de puxar e prender o cabelo ao longo da vida pode causar a queda, entre outras”, explica a presidente da SBD-RS, Analupe Webber.
O quadro não é contagioso e não apresenta riscos à saúde, além da perda capilar em si. Segundo a médica, raspar ou cortar o cabelo não tem impacto na melhora da alopecia, mas pode dar conforto aos pacientes por não verem fios caindo em grande quantidade e também por chamar menos atenção para áreas sem cabelos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), casos de perda total dos fios no corpo em razão da alopecia são uma minoria: cerca de 5%.