Ao contrário do que se pensa, pintar as unhas frequentemente pode enfraquecê-las

Alimentação saudável e cuidados básicos de higiene são recomendados

Há alguns mitos quando o assunto é o cuidado com as unhas, principalmente sobre o que fazer para deixá-las mais fortes. Muitas pessoas acreditam que o uso constante do esmalte pode ajudar, mas esta informação está equivocada, de acordo com a secretária científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Vanessa Santos Cunha.

– Os esmaltes comuns, se usados continuamente e por longos períodos, de forma geral, deixam as unhas mais fracas. A sugestão é optar por produtos hipoalergênicos, sem tolueno e formaldeído (duas das principais substâncias dos esmaltes relacionadas a alergias). Além disso, deve-se evitar remoção das cutículas e manter as unhas não muito longas – explica Vanessa.

Se é falso que a pintura constante ajuda na fortificação, quem acredita que a alimentação saudável e balanceada traz benefícios para as unhas está certo.

– Dietas com um adequado teor proteico, aliadas a cuidados básicos de higiene podem garantir uma unha mais saudável, bonita e forte – complementa a secretária científica da SBD-RS.

Com relação às unhas dos pés, a orientação é semelhante às das mãos: manter sem esmalte ou, no máximo, alternar períodos com e sem o produto. Também é indicado mantê-las curtas para evitar trauma no sapato. A rotina de corte varia de uma pessoa para outra.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.