Atenção redobrada com as crianças no sol

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS orienta que pais fiquem bastante atentos especialmente com as crianças pequenas e bebês

Praia

Durante a temporada de praia é difícil convencer as crianças a não brincarem no sol. Porém alguns cuidados são importantes serem seguidos pelos pais com a orientação devida aos pequenos. A pele infantil é mais sensível e, assim como nos adultos, deve ser protegida diariamente. Queimaduras solares na infância aumentam muito a chance de desenvolver câncer de pele na idade adulta.

“Brincadeiras ao ar livre, principalmente no horário de maior incidência de radiação UVB (das 10h às 15h), devem ocorrer em áreas de sombra. As crianças devem estar protegidas com bonés ou chapéus e podem utilizar roupas de proteção solar. Nas áreas descobertas da pele deve ser utilizado protetor solar (preferencialmente FPS 50 ou maior) a partir dos 6 meses de idade”, explica a dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Cintia Cristina Pessin.

O fator mínimo de proteção solar para todos os tons de pele é FPS 30. Crianças, pessoas com pele clara, olhos ou cabelos claros, indivíduos que têm história familiar ou já tiveram câncer de pele devem utilizar preferencialmente FPS 50 ou superior. Não esquecer que áreas como couro cabeludo, orelhas, mãos e pés também devem estar protegidos.

E o bebê? Qual o risco de queimadura mesmo na sombra?

Os bebês possuem pele mais sensível e delicada do que as crianças maiores e os adultos, além de uma área de superfície corporal proporcionalmente maior, o que aumenta a chance e a gravidade das queimaduras solares. Segundo a médica Cíntia Cristina Pessin, mesmo na sombra, queimaduras podem ocorrer (principalmente na praia) por reflexão da radiação UVB na superfície (como areia ou água). Assim, a recomendação é evitar que o bebê permaneça na praia ou piscina (mesmo à sombra) nos horários de maior incidência de radiação UVB (das 10h às 15h).

Bebês de até 6 meses de idade não devem ser expostos diretamente ao sol e devem utilizar medidas de proteção física (como roupas e chapéu). A partir dos 6 meses de idade o filtro solar pode ser utilizado, mas deve ser mineral (também chamado de filtro solar físico ou inorgânico). Ou seja, é importante que seja verificado na embalagem se o filtro solar pode ser utilizado por crianças e a partir de qual idade.

Os filtros solares mais frequentemente encontrados e comercializados (filtros orgânicos) devem ser utilizados somente a partir dos 12 anos. Se um bebê ou criança pequena sofrer queimadura solar, principalmente se surgirem bolhas ou febre, deve ser realizado atendimento médico urgentemente.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.