Baixa das temperaturas exige cuidados com os cabelos

Oleosidade, fios menos brilhosos e mais porosos são algumas das consequências do inverno

A queda das temperaturas no Rio Grande do Sul é assunto em todos os lugares e os cuidados com a saúde, também precisam ser modificados. Para trazer conforto nesses períodos, é muito comum aumentarmos a temperatura da água no banho. No entanto, a médica dermatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Clarissa Prati, explica que o excesso de calor na água prejudica os fios e até mesmo a pele do couro cabeludo.

– Nesta época do ano, os fios do cabelo sofrem com a água quente, que atinge a queratina dos fios, deixando-os mais porosos, arrepiados e com menor brilho. O couro cabeludo também é afetado e observamos aumento dos casos de dermatite seborreica, a popular caspa – salienta a médica.

Clarrisa lembra que, para proteger os fios e preservar o brilho no cabelo, medidas de hidratação e banhos com água morna devem ser adotados. Segundo ela, banhos rápidos, com shampoos que favoreçam a hidratação dos fios são os mais indicados. Para os casos de caspa, o tratamento pode ser realizado com medicações de uso tópico, que devem ser recomendados por um médico dermatologista.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se