Campanha incentiva tratamento para controle da psoríase

Ações são alusivas ao Dia Mundial da Psoríase, que é lembrado em 29 de outubro

Quando corretamente tratada, a psoríase pode oferecer maior qualidade de vida ao paciente. Caracterizada por lesões avermelhadas ou róseas , descamativas, geralmente nos cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, abaixo das costas, unhas e couro cabeludo, a doença muitas vezes é estigmatizada pela sociedade. Com o objetivo de esclarecer estas questões e incentivar a busca por um atendimento especializado, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RS) promove este mês uma campanha de conscientização.

– A psoríase é uma doença inflamatória, que pode surgir a partir de uma influência genética e alterações da imunidade, o que faz com que as células da pele se multipliquem, levando ao estágio inflamatório geral e clínico das lesões. Ao controlar a patologia, o paciente conquista, além de melhores condições de saúde, um incremento na autoestima, por isso a importância de informar corretamente a população – comenta a presidente da seccional da SBD no Rio Grande do Sul, Clarissa Prati.

Além da pele, a psoríase também pode afetar as articulações, provocando artrite psoriásica, com inflamações nos ligamentos e tendões. A incidência desta complicação é de um em cada três pacientes.

Ao identificar alguma lesão característica, um dermatologista deve ser procurado. O tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e em serviços particulares e convênios.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.