“Careca de saber?” o que pessoas com essa característica precisam saber para se proteger do sol

Queimaduras em decorrência da exposição solar são mais frequentes em pacientes calvos ou com fios ralos

Carecas precisam se proteger do sol

O couro cabeludo, geralmente, não é motivo de preocupação, já que costuma estar protegido pelo cabelo. No entanto, essa região da cabeça também pode ficar queimada. O alerta é válido especialmente nesta época do ano em que o sol vem com mais intensidade.

“Pacientes com cabelo fino e/claro ou com pouco cabelo têm mais chance de queimadura no couro cabeludo. Os carecas devem proteger o couro cabeludo, especialmente se tiverem pele clara. Com o ângulo de incidência solar no couro cabeludo, é indicado usar fotoprotetores acima de 30 e em boa quantidade” explica a médica dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Analupe Webber.

Outra recomendação importante dos médicos é a proteção com barreiras físicas. Evitar exposição solar no período das 10h às 15h, quando a radiação é mais intensa e sempre que possível fazer uso de chapéus ou bonés. Além da ardência, casos mais graves podem causar bolhas, dor de cabeça, náusea e febre.

A sensação de queimadura na parte de cima da cabeça, pode ser ainda um indicativo de uma perda de fios de cabelo, a chamada alopecia. É importante que seja procurado o dermatologista que vai avaliar os sintomas e propor o tratamento adequado.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.