Casos e discussões em Tricologia: especialistas discutem condições do couro cabeludo e cabelos na 1ª Jornada de Dermatologia do RS

Na manhã desta quinta-feira (24/10), especialistas reuniram-se para discutir casos clínicos relacionados

A tricologia, área da dermatologia que estuda o couro cabeludo e os cabelos, foi um dos destaques na programação da manhã durante a 1ª Jornada dos Serviços Credenciados do RS, realizada no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS), o evento abordou condições como alopecia, micose do couro cabeludo e manifestações da sífilis no couro cabeludo.

A sessão iniciou-se com a apresentação da Dra. Isabella Wender, da PUCRS, que discutiu um caso de alopecia fibrosante frontal (AFF) associada a CCCA x LPP, uma condição que afeta majoritariamente mulheres, causando retração da linha frontal do couro cabeludo. Na sequência, a Dra. Carolina Silveira, da Santa Casa/UFCSPA, abordou a tinea capitis em pacientes idosos, destacando a dificuldade no diagnóstico desta infecção fúngica em pessoas de idade avançada. Para encerrar, a Dra. Laura Ferreira, também da Santa Casa/UFCSPA, apresentou um caso de sífilis com manifestação no couro cabeludo, enfatizando a importância do diagnóstico precoce para evitar complicações mais graves.

O coordenador da sessão, Dr.Renan Minotto, falou sobre os assuntos debatidos.

‘Nossa sessão de tricologia trouxe discussões fascinantes sobre diagnósticos diferenciais em doenças do couro cabeludo e cabelos, como sífilis, tinéa capitis e alopecias cicatriciais inflamatórias linfocíticas, incluindo AFF, LPP e CCCA. Reforçamos a importância de uma tricoscopia detalhada, dada a variedade de achados, além de destacar o valor do exame físico completo, que deve incluir pele, cavidade oral e unhas, para um diagnóstico preciso e abrangente”, afirmou.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.