Colágeno, antioxidantes e vitaminas na dermatologia: o que realmente tem indicação?

Especialistas da SBD-RS alertam para os cuidados necessários com o uso desses elementos

Indicações de amigos, propagandas e informações muitas vezes divulgadas em redes sociais levam muitas pessoas a adotarem a suplementação como uma rotina. O hábito pode não ajudar e, em alguns casos, até ser prejudicial à saúde se não houver uma adequada orientação médica. O tema foi abordado em uma live da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS na noite de quarta-feira (03/05). A mediação foi da médica dermatologista da SBD-RS, Nediana Bialeski.

“A nossa missão é trazer o que funciona dentro das queixas mais importantes dos pacientes. O recado mais importante é que não gastem dinheiro à toa em suplementações sem orientação”, disse.

Um dos suplementos mais presentes, hoje, em farmácias é colágeno, proteína importante encontrada em muitos tecidos do corpo humano, incluindo a pele, ossos, tendões, ligamentos e cartilagens. Ele ajuda a manter a integridade estrutural desses tecidos, fornecendo suporte, firmeza e elasticidade.

“O que precisamos entender em relação ao colágeno é que como suplemento não vai resolver a flacidez da pele. Se não houver nenhum outro estímulo ou o paciente já tiver uma idade avançada, talvez o resultado não vá ser o esperado. É fundamental que o médico avalie a idade e o perfil nutricional do paciente”, explicou a médica Nediana Bialeski.

A médica dermatologista da SBD-RS, Vanessa Santos Cunha, discorreu também sobre o uso de vitaminas

“Existem alterações específicas da unha, por exemplo, que ocorrem por falta de vitamina. O creme ou esmalte de fortalecimento podem até ajudar, mas é fundamental uma avaliação mais aprofundada pelo médico uma vez que em diversos casos há reposições que ajudam no fortalecimento das unhas”, afirmou.

Oxidantes

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, que são moléculas instáveis produzidas naturalmente durante o processo de metabolismo celular ou quando o corpo é exposto a fatores ambientais, como poluição, tabaco, álcool, radiação ultravioleta e outras fontes de estresse oxidativo. O uso desse suplemento também exige uma avaliação do custo-benefício.

“É complicado a longo prazo para um benefício que é questionável. A Coenzima Q10, que é uma das que mais vem sendo usadas, ainda não traz segurança para prescrever”, complementou Vanessa.

Para a conservação da pele, as palestrantes ressaltaram a importância de manterem hábitos consistentes.

“As vezes é muito melhor fazer uso do filtro solar diário, na quantidade correta ao longo da vida do que fazer o uso de um suplemento que possui muitas vezes um custo elevado e uma eficiência ainda não completamente comprovada”, destacou Nediana.

Por fim, é recomendável incluir alimentos ricos em antioxidantes em sua dieta e consultar um profissional de saúde para orientação adequada sobre suplementos, se necessário.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.