Combatendo a Flacidez e Celulite: estratégias e tratamentos para recuperar a autoestima

Condições ocorrem por uma variedade de fatores como genética, idade, estilo de vida, falta de exercício, tabagismo e alterações hormonais

 

Flacidez e celulite são condições comuns que afetam muitas pessoas, especialmente mulheres, e podem causar desconforto e impactar a autoestima. A flacidez ocorre devido à perda de elasticidade da pele, levando a uma aparência frouxa e sem firmeza da pele. Já a celulite é caracterizada pelo acúmulo de gordura sob a pele e também surgimento de fibroses que acabam formando pequenos nódulos e dando um aspecto irregular à região afetada.

 

Esses problemas podem ser causados por diversos fatores, incluindo predisposição genética, alterações hormonais, má alimentação, variações de peso, falta de exercício físico e hábitos de vida pouco saudáveis. É importante uma avaliação de médico dermatologista para o tratamento adequado dessas condições, visto que cada caso pode demandar abordagens específicas e o uso de técnicas e procedimentos adequados para promover a melhoria da pele e a recuperação da autoconfiança do paciente.

 

O médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS), Damie de Villa, destaca algumas técnicas que estão sendo aliadas como a radiofrequência e o ultrassom micro e macrofocado, que promovem a estimulação do colágeno. Além disso, ele analisa a alimentação do paciente, pois a celulite é multifatorial, portanto, o paciente em tratamento para celulite necessita também implementar um estilo de vida mais saudável para que os resultados sejam plenamente atingidos.

 

“Para o tratamento da musculatura, costumamos utilizar a frequência eletromagnética de alta intensidade, essencial para atingir uma melhora completa das condições. Além dessas opções de tratamento, também podem ser utilizados o ácido polilático ou a hidroxiapatita de cálcio, dois bioestimuladores de colágeno”, explica.

 

Um procedimento bastante eficaz para celulites mais deprimidas é a Subcision, técnica médico-cirúrgica que consiste em cortar os septos fibrosos que deprimem a pele e deixam aquela celulite do tipo “buraco”. O procedimento é realizado em consultório médico, não necessita sedação e, apesar de bastante resolutivo, necessita cuidados pré e pós procedimentos específicos, sendo altamente recomendado procurar um médico dermatologista especializado no assunto.

 

Outro fator que ajuda no tratamento para celulite e flacidez é a drenagem linfática, recomendada de ser realizada de 3 a 4 vezes por mês, conforme a disponibilidade do paciente. Por fim, os dermatologistas destacam a necessidade de cuidado no momento da escolha do profissional para a realização do procedimento, lembrando sempre de avisar caso o paciente já tenha realizado algum procedimento prévio, para evitar complicações graves.

 

“Quando o paciente faz qualquer intervenção, ele terá efeitos colaterais e precisamos saber lidar com esses efeitos, por isso é tão importante sempre procurar um profissional habilitado no que faz, para que, caso aconteça algum efeito adverso, ele saiba como tratar da maneira correta”, completa Damie de Villa.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.