Conheça cuidados importantes ao usar unhas de gel

Médica dermatologista aponta alguns cuidados para melhores práticas nos cuidados com as unhas

As unhas de gel são uma técnica estética que utiliza uma camada de gel para alongar e modelar as unhas naturais. Apesar de ser uma opção popular e que caiu no gosto de quem deseja unhas mais longas e resistentes, é importante conhecer os cuidados e riscos associados ao uso desses materiais. A médica dermatologista associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Michele Lise, ressalta alguns itens a serem observados.

“As unhas de gel podem gerar alergias, facilitar a instalação de fungos e bactérias abaixo delas e, na sua remoção, causar a fragilidade da unha natural”, disse.

É importante lembrar que cada pessoa reage de forma diferente às unhas de gel e que a aplicação e manutenção adequadas são essenciais para minimizar os riscos. Existem dezenas de produtos químicos que podem causar alergias em uma pessoa e não em outra, como o metacrilato, ciacoacrilato, níquel e cobalto. Em alguns casos, o paciente pode desenvolver um quadro de dermatite de contato sistêmica pela exposição a esses materiais. Lembrando que a maioria das pessoas não apresenta essa sensibilidade, sendo, portanto, necessário avaliar com um dermatologista caso venha a apresentar coceiras ou alergias enquanto em uso desses alongamentos.

A médica alerta, também, para o cuidado com as unhas muito longas que, além de acumularem sujidades, também têm mais risco de sofrerem traumas e descolamento do leito do dedo.

Por fim, na hora da retirada dos esmaltes, é fundamental estar atento aos tipos de removedores de esmalte. A médica salienta que alguns produtos são tão fortes que removem camadas de queratina da unha, deixando-a fraca. Por isso, é indicado àqueles que não possuem acetona em sua composição. Além disso, cuidados para não remover fisicamente as camadas mais superficiais da unha são importantes.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Revisão: Valéria Rossato

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.