Conhecer a anatomia facial é essencial para tratamentos dermatológicos

Assunto foi tratado no primeiro dia 42ª Jornada Gaúcha de Dermatologia

O aumento expressivo das técnicas de preenchimento facial exige dos dermatologistas um amplo conhecimento das estruturas do rosto para evitar possíveis sequelas, conforme destacou o médico Alfredo Jacomo (SP) na abertura do curso “Anatomia da face aplicada a tratamentos estéticos dermatológicos”. A apresentação, na manhã desta sexta-feira (20/10), deu início à programação da 42ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre (RS).

– Temos que conhecer a estratigrafia que vamos trabalhar. Na face, encontramos três camadas: pele, tecido celular subcutâneo (camada areolar) e músculos. Ainda, é importante saber de que forma ocorre a irrigação do rosto, para não comprometer os vasos sanguíneos – destacou Jacomo, que é chefe da Disciplina de Anatomia da Universidade de São Paulo (USP).

O curso Pré-Jornada contou com outros dois painéis: Bloqueios faciais e áreas de risco cirúrgico, ministrado pelo dermatologista Fernando Cafrune e Áreas de risco da face para injetáveis, apresentado pela médica Rosemarie Mazzuco, ambos especialistas gaúchos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.