Conhecimento e inovações no cuidado com a pele, cabelo e unhas são destaques em evento no RS

Atividades ocorrem entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro no Wish Serrano Resort & Convention Gramado

Maior órgão do corpo humano a pele, indispensavelmente, requer cuidados ao longo de toda a vida e o mesmo pode ser considerado para cabelos e unhas. As áreas, estudadas pela dermatologia, são tema de estudos e pesquisas inovadoras que estão sendo apresentadas em evento que é referência nacional. Com a participação de mais de mil médicos, teve início nesta quinta-feira (31/10), a 27ª Jornada Sul Brasileira de Dermatologia, o IV Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD e a 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia.

A solenidade de abertura contou com a participação do presidente da SBD Nacional, Sérgio Palma e dos coordenadores dos eventos que ocorrem de forma paralela: Leonardo Spagnol Abraham (Departamento de Cabelos da SBD) e Taciana Dal´Forno Dini (representando a coordenação da 27ª Jornada Sul-brasileira de Dermatologia e 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia).

– Estamos fazendo um trabalho muito amplo de combate a invasão da dermatologia por profissionais não-médicos. A SBD está presente de diversas formas como, por exemplo, na Frente Parlamentar na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, no Ministério Público e no Ministério da Saúde. São mais de 80 Projetos de Lei que tramitam em defesa da Medicina. A regional do Rio Grande do Sul tem sido muito atuante neste sentido, também – afirmou o presidente da SBD, Sérgio Palma.

O primeiro bloco trouxe, entre outros temas, o uso de tecnologias para o rejuvenescimento facial e o uso combinado de preenchedores e bioestimuladores na face. Dóris Maria Hexsel (RS), trouxe as novas tendências em toxina botulínica. Ao final, a médica gaúcha que assumiu a presidência da Sociedade Internacional de Cirurgia Dermatológica com sede na Alemanha recebeu uma homenagem da SBD e SBD-RS. É a primeira vez que um médico latino-americano lidera a entidade, que congrega médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos de mais de 40 países.

As características da queda de cabelos em negros e terapias emergentes foram alguns tópicos abordados durante a tarde pelas médicas Mariya Miteva, dos Estados Unidos, e Bruna Duque Estrada. Alessandra Anzai falou sobre a tricoscopia, exame realizado para análise de pêlos, abordando a importância do procedimento para auxílio no diagnóstico das doenças do couro cabeludo.

O bloco dedicado às unhas iniciou com a palestra sobre esmaltes. Débora Cadore de Farias detalhou o uso de unhas em porcelana, gel e acrílico. Eckart Haneke discorreu sobre o uso da terbinafina oral no tratamento da tinha ungueal – formas de administração, tempo de tratamento e resultados.

Ao final do dia, os temas foram relacionados ao câncer de pele, desde o planejamento de cirurgias, passando por indicações da Cirurgia de Mohs e dicas práticas para o dia-a-dia e tratamentos não-cirúrgicos.

Cursos

O Curso avançado de dermatoscopia tratou de lesões melanocíticas, tumores, doenças inflamatórias, cabelos e unhas. A primeira parte foi voltada ao debate de lesões tumorais. Após, os debates foram dedicados a dermatoscopia. Renato Marchiori Bakos trouxe a visão na prática clínica e Lia Dias Pinheiro Dantas comentou o uso em procedimentos dermatológicos. A Tricoscopia nas alopecias cicatriciais foi trazida por Bruna Duque Estrada enquanto Giselle Martins Pinto discorreu sobre a aplicação em alopecias não cicatriciais. Ao final, Renato Marchiori Bakos apresentou aula sobre Melanoníquia, pigmentação marrom ou negra da lâmina ungueal, resultante de uma deposição aumentada de melanina.

A avaliação facial para tratamento com injetáveis foi o primeiro tema do curso, com apresentação de Maurício de Quadros. Alessandra Ribeiro Romiti transmitiu ensinamentos sobre a anatomia aplicada aos procedimentos injetáveis. Após, a médica falou do uso da toxina botulínica na melhora do contorno facial. Já o cirurgião plástico, David Sena, apresentou o tratamento do contorno facial com preenchedores e bioestimuladores. A programação seguiu com dicas trazidas por Damiê de Villa para uso da toxina botulínica em pacientes masculinos.

O tratamento de rugas, cicatrizes, estrias, celulite e flacidez foi tema de outro curso. Um dos destaques foi o uso do Subcision no tratamento de rugas, cicatrizes, depressões cutâneas e celulite. Após, foi feita abordagem da técnica IPCA, tunelização dérmica e radiofrequência fracionada no tratamento de rugas, cicatrizes, estrias e flacidez. Após, Francine Batista Costa e Luciana Gasques de Souza coordenaram o curso de microinfusão de medicamentos na pele.

O Curso de tricopatologia teve a convidada internacional, Mariya Miteva (EUA), que falou de conceitos básicos da patologia capilar. Ana Letícia Boff apresentou a aula Hair counts in non-scarring alopecia (telogen effluvium, AGA, AA). ‘

Serviço

A 27ª Jornada Sul Brasileira de Dermatologia, o IV Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD e a 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia ocorrem entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro no Wish Serrano Resort & Convention Gramado. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS).

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se