Crianças exigem cuidado especial na proteção solar durante o verão

Maior exposição solar aumenta o risco de queimaduras e danos à pele a longo prazo, incluindo o desenvolvimento futuro de câncer de pele

A temporada de veraneio é de lazer e diversão para as crianças, mas para os pais e responsáveis é sinônimo de atenção, quando o assunto é cuidado com a pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) reforça que é fundamental adotar medidas de proteção solar adequadas desde cedo. Recomenda-se evitar a exposição direta ao sol durante as horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h, e utilizar proteção física, como chapéus e roupas com proteção UV, além do uso frequente de protetor solar.
Segundo a dermatologista da SBD-RS, Valéria Rossato, uma queimadura com bolhas na infância ou adolescência já dobra a chance de desenvolver melanoma no futuro, conforme dados da Academia Americana de Dermatologia.
“Durante o verão, as crianças tendem a ficar mais expostas ao sol, seja brincando na praia, na piscina ou em atividades ao ar livre. Por isso, é indispensável que os pais fiquem bastante atentos”, disse.
Para crianças de até seis meses, cuja pele é extremamente sensível, é essencial mantê-las na sombra e protegidas por roupas leves e chapéus de aba larga. Já para crianças de 6 meses a 2 anos, é importante continuar evitando a exposição direta ao sol e utilizar protetor solar resistente à água com FPS 30 ou superior, reaplicando a cada duas horas. Para crianças acima de 2 anos, os cuidados com a proteção solar devem fazer parte da rotina diária, incentivando o uso de chapéus, óculos de sol e roupas com proteção UV, e ensinando a aplicação correta do protetor solar em todas as áreas expostas da pele.
Os hábitos saudáveis de proteção solar adotados na infância podem ajudar a proteger a pele ao longo da vida. Em caso de suspeita de problemas de pele, procure um médico dermatologista. Os profissionais habilitados podem ser conferidos em nosso site.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.