Cuidado com as manchas na pele causadas pelas frutas cítricas

Uma das maneiras de evitar o problema é usar luvas na preparação dos alimentos

A cena é clássica na beira da piscina ou na praia com a turma reunida e alguém fica responsável pela preparação da caipirinha. O problema é quando isso é feito no sol, e a consequência natural são manchas na pele causada pela ação do líquido do limão em contato com a pele. A dica, no entanto, é que não é apenas o limão que é considerado um vilão nesses momentos. Outras frutas cítricas precisam de cuidados para evitar o mesmo problema, como é o caso da laranja, da manga, da bergamota e do abacaxi. De acordo com a dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Ana Paula Dornelles Manzoni, o risco de manusear algumas frutas cítricas, principalmente o limão, e depois se expor ao sol e ter um tipo de queimadura na pele, é chamado de fitofotodermatase.

– Esse problema pode ter intensidades variáveis, que vão desde manchas escuras até lesões bolhosas intensamente dolorosas. A simples lavagem das mãos normalmente não é suficiente para prevenir o aparecimento das lesões após a exposição ao sol. Há necessidade que o local seja lavado muitas vezes com sabonete e água corrente abundante – afirma.

Como alternativa, a médica aconselha que devem ser utilizadas luvas ao espremer o limão ou manusear as outras frutas cítricas, além de cuidar com os respingos que podem ocorrer no antebraço e braço.

Em casos de pequenas manchas, elas acabam sumindo naturalmente, mesmo que possa demorar alguns meses, utilizando protetor solar na região para evitar que o local fique exposto. Se o problema for mais sério, com lesões semelhantes a queimaduras, um dermatologista deve ser procurado para um tratamento adequado.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.