Visita ao dermatologista que muitas vezes é provocada pelo cuidado com a beleza, ajuda também na prevenção e cuidado de doenças

Uma simples mancha na pele pode ter rumos e acompanhamento completamente diferentes. Com avançada tecnologia no mundo da estética, não é incomum que o paciente vá ao consultório dermatológico motivado por uma preocupação com a beleza e acabe recebendo o diagnóstico de algo mais sério.

O câncer de pele é um dos exemplos mais importantes. Segundo a médica dermatologista da SBD-RS, Clarissa Prati, ele é a neoplasia mais comum no país, segundo o Rio Grande do Sul, especificamente com um número elevado de casos.

“Mesmo que o paciente tenha vindo para uma avaliação estética, ele é examinado em uma consulta padrão e não é dificil identificarmos oa danos trazidos pela exposição solar, sendo o câncer de pele o foco de maior atenção. A preocupação com a saúde deve estar em primeiro lugar e uma lesão suspeita de câncer de pele pode ser diagnosticada em um exame físico e utilizando-se a dermatoscopia, ferramenta do dia-a-dia do Dermatologista. Existem vários tipos de canceres, sendo o melanoma o mais grave, mesmo que não seja o mais frequente”, explica.

A formação adequada do médico ao longo da residência e especialização em dermatologia é fundamental para lidar com eventuais complicações que procedimentos venham a trazer.

“É importante que a população tenha consciência que os procedimentos são ótimos e trazem impacto muito positivo. Porém, situações indesejadas podem acontecer ao longo do tempo e o profissional bem formado desenvolve essa capacidade para que se tenha a tranquilidade, no diagnóstico, procedimento e pós procedimento”, acrescenta a médica.

A análise criteriosa do que o paciente precisa é fundamental. A médica dermatologista e diretora da SBD-RS, Juliana Boza, comenta que com um acesso cada vez maior de informações na internet, o paciente muitas vezes chega ao consultório desejando um procedimento específico que alguém conhecido fez, mas que em muitos casos não é o mais indicado para ele.

“Hoje em dia, na dermatologia, existem diversos procedimentos estéticos com aplicação de injetáveis e lasers. O que é importante reforçar é a importância de ter um diagnóstico adequado e contar com um profissional apto a avaliar o paciente do ponto de vista estético e de saúde”, disse.

O tema foi abordado em uma live recente “Hora D”. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS). A transmissão pode ser conferida no canal do Instagram da entidade https://www.instagram.com/dermatologiars/

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.