A pele precisa de cuidados em todas as idades, mas a partir de certa idade – principalmente após os 30 anos, a atenção precisa ser mais frequente, ou seja, diariamente.
O envelhecimento faz parte da vida, mas ela não precisa estar estampada em nosso semblante por falta de cuidados. A tecnologia está aí para nos ajudar e, sem piração, devemos utilizar, seja através de cremes ou cirurgias. Mas lembre-se: com moderação. Já que não se pode querer chegar aos 40 com carinha de 18. Bom senso sempre, né?
Há duas ações, tipo casal, que precisam andar juntas e devem ser executadas diariamente. Nunca, mas nunca mesmo, durma com maquiagem e saia de casa sem filtro solar. Essa rotina ajuda você a pele saudável o que, após os 30 anos é muito importante.
Dermatologista
Uma das primeiras recomendações para quem se preocupa com a pele é procurar um dermatologista especialista para uma avaliação e orientação de cuidados que podem ser adotados. A transição da adolescência para a
fase adulta exige cuidados especiais que podem ser inseridos a médio e longo prazo.
Médicos dermatologistas orientam sobre hábitos que ajudam a manter a tão desejada pele jovem, firme e bonita. Clarissa Prati, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destaca alguns pontos que devemos incluir com os cuidados com a pele. “Existem recomendações básicas, mas o profissional médico dermatologista é quem vai apontar, de forma individualizada, práticas, produtos de cuidados gerais e receitar cosmecêuticos e medicamentos, se necessário, para ajudar no processo”, explica. Além da visita ao dermatologista, algumas ações devem fazer parte de nossa rotina, Clarissa aponta algumas.
Entre as orientações gerais estão o uso de hidratante, protetor solar e higienização completa que ajuda a amenizar o efeito da oleosidade e evita manchas.
Evitar o tabagismo, seguir dieta regular e manter a prática de exercícios físicos também são fundamentais.