Cuidados diários ajudam a evitar que o cabelo fique ressecado no verão

Exposição ao sol e água do mar ou piscina são prejudiciais aos fios

Muitas mulheres já estão acostumadas a verem seus cabelos ressecados no verão. De acordo com a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Taciana Dal’Forno Dini, existem alguns cuidados que ajudam a evitar o ressecamento dos fios.

– O mais importante é tomar o cuidado de não deixar o cabelo secar ao sol após banho de mar ou piscina, sem a remoção do excesso de cloro da piscina ou da água salgada, enxaguando-o com água doce. Também é essencial evitar a exposição solar excessiva dos cabelos sem proteção. O uso de chapéus e bonés ajudam na proteção dos cabelos – destaca.

O uso de leave-in com filtro solar na formulação é indicado nos dias de exposição solar intensa, pois ajudam a proteger os fios da ação oxidativa dos raios solares. Os cabelos crespos, que já possuem uma tendência natural de serem mais ressecados, normalmente ficam mais difíceis de manejar no verão após muitas horas de exposição ao sol, banhos de piscina ou de mar.

– O excesso de cloro, o sal marinho e a imersão prolongada na água provocam a piora no ressecamento dos fios, com abertura das cutículas das hastes capilares, deixando-os opacos, quebradiços e sem brilho. Os cabelos que possuem mechas ou agressão química prévia, como tinturas e processos de alisamento, sofrem mais ainda. O ideal é amenizar os danos através da aplicação de produtos adequados para a proteção dos fios durante as exposições – salienta Taciana.

A dermatologista aconselha o uso de produtos contendo óleos naturais, como o de coco, de argan ou de oliva, que ajudam na proteção dos fios e na diminuição do ressecamento causado pelos banhos prolongados. Produtos contendo silicones também são opções para proteção dos cabelos durante o verão. Outra dica é ter o cuidado de utilizar shampoos menos agressivos, ou de uso frequente, pois as lavagens muito frequentes podem agredir os fios.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se