Cuidados especiais no banho fazem a diferença para proteger a pele do bebê

Dermatologista Ana Paula Manzoni alerta para cuidados com temperatura da água e produtos usados para higiene

Um só grau a mais de aquecimento na água do banho de crianças e lactentes pode fazer muita diferença. Com a pele mais sensível e suave, eles exigem cuidados especiais por parte dos pais na área dermatológica.

– Os banhos devem ser rápidos, com temperatura máxima de 38 graus e sem o uso de absolutamente nada de esponjas e panos. Somente utilizar a quantidade mínima de sabonete diretamente na mão e, estes devem ter pH próximo de 5, por ser o mais compatível com o da pele. Logicamente, priorizar os que não têm perfume – orienta a dermatologista e secretária geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Ana Paula Manzoni.

Além disso, a lavagem das roupas deve ser feita com sabão de coco ou glicerina, sem amaciante. A médica também recomenda o mesmo cuidado com as toalhas e roupas de cama, que são muitas vezes esquecidas e lavadas juntamente com as roupas dos adultos.

O tema foi uma das atrações do X Congresso de Atualização em Pediatria, que reuniu mais de mil médicos no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS), entre os dias 25 e 27 de maio. O evento foi organizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.