De quanto em quanto tempo reaplicar o protetor solar?

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) orienta sobre cuidados necessários no uso do protetor solar para o combate ao câncer de pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) intensifica suas orientações sobre a importância da proteção solar em meio às altas temperaturas e presença constante da população nas praias e ambientes abertos. A incidência da doença é preocupante. O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.

A diretora da SBD-RS, a dermatologista Juliana Boza, chama a atenção para cuidados importantes.
“A proteção solar é uma medida crucial para preservar a saúde da pele. A aplicação adequada do filtro solar revela-se extremamente eficaz, e é essencial incorporar o hábito de aplicá-lo pelo menos 15 a 20 minutos antes de sair de casa, permitindo que seja absorvido e comece a agir nas áreas expostas do corpo. Recomenda-se um fator de proteção solar mínimo de 30, sendo ainda mais indicado um índice superior, dependendo do fototipo e da exposição ao sol”, disse.
Reaplicação e proteções adicionais
Juliana Boza ressalta que mesmo pessoas de pele mais escura devem usar filtro solar, pois também estão suscetíveis a queimaduras e aos efeitos da radiação. A quantidade e a reaplicação do filtro são cruciais, devendo ser feitas a cada duas horas, especialmente durante exposições prolongadas ou em situações de transpiração intensa. Além do filtro, as proteções físicas, como bonés, chapéus, roupas com fator de proteção solar e óculos de sol, desempenham papel fundamental.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.