Evento promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS ocorreu durante todo sábado no Hotel Plaza São Rafael
Debates e análises de casos clínicos nortearam a 1a edição da Jornada Multisserviços da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS (SBD-RS), que ocorreu no sábado (19/08), em Porto Alegre (RS). O encontro, inédito no estado, apresentou uma programação dedicada à qualificação de dermatologistas e médicos residentes em dermatologia.
Ao todo, 28 casos clínicos foram apresentados ao longo do dia. A secretária científica da SBD-RS e uma das organizadoras da Jornada, Vanessa Santos Cunha, relata que o interesse pelo evento surpreendeu e já está sendo pensada uma segunda edição em agosto de 2018.
– Ficamos muito contentes e satisfeitos com essa primeira experiência, com a presença de diversos dermatologistas associados, colegas dermatologistas e residentes em dermatologia. Antes, existiam reuniões isoladas em cada um dos serviços de residência. Neste ano, nos baseamos em um evento realizado em São Paulo e criamos uma Jornada que congrega todos os serviços de residência credenciados do estado. Também foi uma oportunidade para que dermatologistas não ligados à área acadêmica pudessem discutir seus pacientes. Com essa grande movimentação, estamos pensando na próxima edição do encontro para o ano que vem, em agosto, mas ainda sem data definida – afirmou Cunha.
Um dos destaques do evento foi a participação do dermatologista responsável pelo setor de dermatoses infecciosas da Santa Casa de São Paulo e tesoureiro da SBD Regional SP, John Veasey. O especialista relatou a importância de debater casos clínicos para melhorar e acelerar a busca por diagnósticos de casos que não aparecem com muita frequência nos consultórios.
– Um evento como este agrega interesse de todos os pilares da dermatologia. Os serviços credenciados apresentam casos raros que aparecem, enquanto os residentes são valorizados mostrando pacientes e casos que já atenderam. Os outros profissionais aprendem muito e ampliam a gama de diagnósticos diferenciais. Aqui na Jornada, são exibidas imagens e análises completas dos problemas – salientou Veasey.
Ao fim das apresentações, os médicos dermatologistas presentes votaram no melhor caso apresentado na 1a Jornada. O diagnóstico escolhido foi “Acne conglobata em paciente transgênero”, apresentado pela residente Cristiane dos Santos Salvi, do Ambulatório de Dermatologia Sanitária.
Durante o evento, a presidente da SBD-RS, Clarissa Prati, entregou o prêmio “Programa de auxílio à pesquisa SBDRS – 2017”, projeto que visa promover a pesquisa na dermatologia. A vencedora foi a dermatologista Mariele Bevilaqua, com o trabalho “O infiltrado linfocitário tumoral em melanomas cutâneos finos metastáticos”. Prati também homenageou a ex-presidente da entidade, Inês Alencar de Castro, falecida recentemente. De acordo com a atual presidente, Castro foi uma importante transmissora de conhecimentos com atuação destacada na especialidade.