Dermatologia é a especialidade com maior proporção do número de mulheres no Brasil

Dados são do estudo Demografia Médica no Brasil (DMB)

Uma estatística presente no mais recente levantamento feito na área médica chama a atenção quando o assunto é a formação de profissionais na medicina. A especialidade com maior proporção do número de mulheres no país é a Dermatologia: são 8.236 médicas, o que representa 77,9% dos dermatologistas do país. Outras especialidades com grande proporção de mulheres são Pediatria (75,6%), Alergia e Imunologia e Endocrinologia e Metabologia, ambas com 72,1%.

Diversos fatores podem explicar essa concentração maior de mulheres na dermatologia. Um deles é a maior representatividade feminina no curso de medicina e na área da saúde em geral. Além disso, a dermatologia é uma especialidade que permite uma maior conciliação entre a vida pessoal e profissional, já que não costuma exigir plantões noturnos ou finais de semana. A especialidade é a que tem maior concorrência de vagas e a que exige a melhor nota para ingresso na Residência.

“A dermatologia é uma especialidade médica com uma série de fatores que podem atrair mulheres, como interesse em beleza e cuidados pessoais, representatividade feminina em cursos de medicina, versatilidade da especialidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.”comenta a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Rosemarie Mazzuco.

A especialidade abrange uma ampla variedade de condições de pele, cabelos e unhas, o que pode torná-la atraente para médicos que desejam se especializar em uma área versátil que oferece muitas oportunidades para aprender e praticar diferentes habilidades.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.