Dermatologista dá dicas para reduzir a incidência de acne, as populares espinhas

Alimentação e cuidados de higiene fazem a diferença para quem sofre com o problema

É reconhecido que uma alimentação com alto índice glicêmico, rica em derivados de leite e com excesso de carboidratos e açúcares pode piorar o quadro de acne. Evitar alimentos gordurosos e o excesso de açúcar pode ser meio caminho andado para quem quer evitar as indesejadas marcas de espinhas no rosto.

“Este tipo de alimentação causa picos de insulina, e sabe-se que o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1) também está envolvido na acne. Por isso é fundamental manter uma dieta saudável”, explica a dermatologista e diretora da SBD-RS, Juliana Boza.

Para prevenir, algumas dicas são valiosas: lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete específico para o seu tipo de pele; sempre remover a maquiagem no final do dia, optar por produtos, inclusive maquiagens, não comedogênicos, usar protetor solar e hidratantes que tenham ativos capazes de controlar a oleosidade, além de uma dieta saudável, preferindo alimentos de baixo índice glicêmico.

A médica reforça que é importante evitar coçar ou espremer as espinhas, pois isso pode piorar a inflamação e aumentar o risco de cicatrizes e manchas inestéticas. Por fim, consultar o dermatologista para tratar a acne de maneira adequada e completa é fundamental.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.