Dermatologistas abordam o diagnóstico e tratamento de alopecias e doenças do couro cabeludo

30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, 48ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e 5º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos

Cabelos e doenças do couro cabeludo: do diagnóstico ao tratamento

Durante o período da tarde, a 30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, recebeu o curso teórico focado em cabelos e doenças do couro cabeludo. As discussões e apresentações aprofundaram o entendimento sobre o diagnóstico e tratamento de alopecias e doenças do couro cabeludo, oferecendo informações valiosas aos dermatologistas.

Dra. Débora Cadore, de Santa Catarina, e Dr. Leandro Damiani, do Rio Grande do Sul, coordenaram os debates. As discussões começaram com Dr. Leandro Damiani explorando a aplicação da tricoscopia no cotidiano do consultório dermatológico, seguido por Dr. Marcelo Rigatti, de Santa Catarina, abordando a fotografia do couro cabeludo. A Dra. Beatriz Castellar de Faria, também de Santa Catarina, trouxe informações essenciais sobre doenças descamativas do couro cabeludo.

“Cerca de 80% dos pacientes, apresentam psoríase em outras áreas do corpo além do couro cabeludo. Tratar esses pacientes apenas com medicamentos tópicos pode ser desafiador e, por vezes, insatisfatório. Os tratamentos podem envolver o uso de shampoos à base de alcatrão, ácido salicílico e corticoides, administrados com moderação, inicialmente em doses um pouco mais frequentes, seguidas por uma redução gradual. No entanto, há casos em que os pacientes não respondem adequadamente a esses tratamentos e apresentam psoríase em outras áreas da pele. Atualmente, os tratamentos sistêmicos têm se mostrado cada vez mais eficazes no combate à doença. Lembrando que no Brasil, o PCDT (Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas) desempenha um papel importante na organização e diretrizes para o tratamento, ajudando a guiar os profissionais na escolha do tratamento mais apropriado”, afirmou.

A programação incluiu tópicos importantes, como alopecias não cicatriciais, abordadas por Dra. Mariana Scribel, Dra. Aline Donati, e Dr. Renan Minotto.

Após o intervalo os participantes puderam explorar alopecias cicatriciais e doenças neutrofílicas do couro cabeludo, com Dra. Débora Cadore, Dr. Leandro Damiani e Dra. Manuela Dantas .
A programação encerrou com Dr. Marcelo Rigatti discutindo o manejo da alopecia na terceira idade e Dra. Débora Cadore explorando terapias complementares, como intradermoterapia, MMP, laser e LED.

Serviço

As atividades da 30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, 48ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e 5º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos ocorrem nos dias 12, 13 e 14 de outubro, no Dall’Onder Grande Hotel, situado em Bento Gonçalves, RS. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) com apoio das demais regionais do Sul e da SBD Nacional. Para mais informações visite o site oficial https://jornadasulbrasileiradermato.sbdrs.org.br/

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.