Dermatologistas esclarecem relação do consumo de chocolate com o agravamento da acne

Dermatologista afirma que alimento só deve ser restrito em casos pontuais

O tema ganha destaque com a proximidade da Páscoa e, nesse aspecto, há uma boa notícia para quem gosta de consumir chocolate: não há evidências significativas de que o alimento possa agravar o surgimento de acnes na pele. Quem afirma é a médica dermatologista e secretária-geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Ana Paula Manzoni.

– O que já foi constatado é que alimentos de alto índice glicêmico podem, sim, promover uma piora da acne. Destes produtos, o mais apontado é o leite. Geralmente, a restrição do consumo do chocolate só ocorre para pacientes que observam o surgimento da acne após ingerir o alimento, mas não pedimos a sua exclusão somente pelo fato de ter a condição – explica Ana Paula.

A atenção à doença deve ir além do cuidado no consumo de alimentos que possam agravar a situação. De acordo com a dermatologista, o tratamento deve iniciar o mais cedo possível.

– Deve-se parar de pensar que os jovens precisam esperar passar a adolescência porque é normal ter acne. Quanto mais cedo iniciarmos o tratamento, melhor serão as chances de evitar o surgimento de uma cicatriz – completa Ana Paula.

A orientação da dermatologista é procurar um especialista logo que as lesões iniciarem. Caso já existam cicatrizes elas podem ser tratadas com peelings, laser e cirurgia melhorando a qualidades de vida dos pacientes.

Redação: Francine Malessa
Coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.