Dia do dermatologista: saiba a importância do especialista para sua saúde

Fevereiro é o mês em que é celebrado o Dia do Médico Dermatologista

Diretoria da SBD-RS

A pele é o maior órgão do corpo humano e, assim como qualquer outro, pode ser atingido por doenças e enfermidades. O diferencial aqui é que a pele está visível aos nossos olhos, sendo possível inúmeros diagnósticos apenas com a avaliação de um médico especialista nisso. No dia 5 de fevereiro foi comemorado o Dia do Dermatologista e a reflexão é fundamental valendo para o ano inteiro.

Nosso organismo consegue, através da pele, expressar um número significativo de sinais e sintomas, os quais são fundamentais na identificação de doenças. Podem ser alterações restritas da própria pele ou também transtornos de órgãos internos que se manifestam dermatologicamente. Tudo isso contribui para o fato de existirem mais de 3 mil diagnósticos de patologias cutâneas, mais do que qualquer outra especialidade médica.

Além do conhecimento dessas enfermidades, o médico dermatologista também atua na promoção da autoestima e do bem-estar físico e mental, afinal, uma pele saudável é reflexo de cuidados com o corpo e bons hábitos de vida. Na primeira consulta, será realizado uma conversa para conhecer o seu tipo de pele, os seus hábitos de vida e sua rotina de cuidados. Não menos importante é a avaliação das unhas e cabelos, também a cargo dessa especialidade.

Medicações de uso contínuo e outras patologias também serão questionadas pois todo nosso organismo está interligado e pode ter influência na pele. Muitas vezes se identificam lesões nem mesmo percebidas pelo paciente e que acabam sendo importantes do ponto de vista médico. Pacientes podem procurar ajuda por uma queda de cabelo e, no exame físico completo, ser identificado uma mancha sugestiva de câncer de pele, por exemplo. Lembrando que o câncer de pele é o mais prevalente de todos os cânceres do corpo humano e, com um diagnóstico e tratamento precoce, pode ter altas chances de cura. Mais um motivo para uma consulta periódica com o seu dermatologista.

Quando o assunto é estética, o médico dermatologista tem amplo conhecimento anatômico e fisiológico de todas as camadas da pele, glândulas acessórias, vasos sanguíneos e funcionamento de todo esse sistema. Além disso, tem conhecimento sobre possíveis efeitos adversos e farmacologia dos produtos, diminuindo muito o risco de complicações.

Paralelo a tudo isso, o dermatologista tem capacidade de cuidar de todas as faixas etárias, tratando desde bebês até idosos, cada um com as suas particularidades. A prevenção começa com as crianças e conseguimos evitar doenças se orientarmos os pacientes e familiares desde cedo. Os cuidados com a exposição ao sol são imprescindíveis. Orientações de alimentação e hidratação constante, além de limpeza e uso de cremes hidratantes adequadas são importantes para a saúde da pele de forma geral.

O Dermatologista pode contribuir muito mais do que parece. Tenha um para chamar de seu e o visite com regularidade.

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.