Em caso que ganhou destaque na mídia, paciente tem exame que revela possível resíduo de ácido hialurônico quatro anos após o procedimento

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS orienta que pacientes tenham sempre cuidado na hora de buscar tratamento estético

Procedimento é seguro

Um caso recente ganhou notoriedade nas notícias internacionais, quando uma mulher britânica de 59 anos descobriu ainda ter 35 ml da substância em seu rosto durante um exame de ressonância magnética, sendo que ela havia feito o procedimento há cerca de quatro anos. O normal é que o produto tenha duração máxima de dois anos no organismo.

Os procedimentos injetáveis com ácido hialurônico tornaram-se comuns na busca pela beleza e como forma de amenizar traços do envelhecimento natural ou de uma perda repentina de peso. Porém, para que se obtenha o resultado desejado, é indispensável que esses procedimentos sejam feitos por um médico especialista, que irá indicar corretamente a necessidade, qual a quantidade correta para cada paciente, e usar técnicas cientificamente consagradas.

“Não é possível afirmar com segurança que aquele material observado ao exame é mesmo ácido hialurônico. O que observa são coleções de um material estranho que, pela história pregressa, pode-se supor que seja esse produto. Nos chamou mais a atenção, servindo de alerta a todos os profissionais e pacientes, a quantidade imensa de produto presente. Não é comum se utilizar quantidades acima de 5 ml na face, e neste caso foi visualizado 35 ml. Quantidades grandes de qualquer material, injetadas na face, podem ter um comportamento imprevisível a longo prazo. Por isso, é absolutamente desaconselhável essa prática. Se houver a necessidade de volumes maiores, talvez a indicação não seja só o uso de preenchedor mas, sim, a associação de outras técnicas como laser, ultrassom microfocado e outras tecnologias, ou bioestimuladores. Assim, evita-se a injeção exagerada de um produto somente”, explica a dermatologista e presidente da SBD-RS, Rosemarie Mazzuco.

O ácido hialurônico é um produto em forma de gel indicado para preenchimento em locais com rugas, linhas de expressão e sulcos. Pode ainda ser utilizado com a finalidade de dar volume em algumas regiões do corpo, como lábios, bochechas, além de ajudar a reparar e corrigir olheiras e cicatrizes.

Segurança nos procedimentos

O ácido hialurônico vem sendo usado há mais de vinte anos em todo o mundo, e é considerado extremamente seguro. Injetado de maneira correta, pela técnica adequada, na quantidade certa tem um alto nível de segurança.

“O ácido hialurônico é considerado o preenchedor padrão-ouro, e conta com várias apresentações e diferentes características. Alguns são mais leves e outros, mais pesados, são indicados para dar volume à região injetada. O dermatologista escolhe o tipo de material, de acordo com a necessidade de cada paciente. Recomendamos sempre optar por médicos especialistas, com boa experiência no procedimento e que usem materiais de boa procedência. É preciso muito cuidado com a oferta de procedimentos milagrosos”, finaliza a médica.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.