Entenda por que a hidratação da pele no verão é tão importante

Por ser o maior órgão do corpo e o mais exposto, a pele é grande consumidora de nossa reserva hídrica

Hidratação

Saber como hidratar a pele é indispensável para mantê-la saudável, especialmente nesta época do ano de temperaturas tão elevadas, quando ocorre mais sudorese e perda de água. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS é estar atento não só a proteção contra o sol, mas aliar esse cuidado ao uso de hidratantes e aumentar a ingesta hídrica.

“Em virtude da exposição solar e dos frequentes banhos de mar e piscina, é normal a pele ficar mais ressecada. Precisamos usar hidratantes, de preferência diariamente após o banho.”, explica a dermatologista e diretora da SBD-RS, Analupe Webber.

A hidratação é uma aliada no combate do ressecamento e excesso de oleosidade, além de ser eficaz no combate ao envelhecimento precoce. Para isso, a médica reforça a importância dos cuidados com o excesso de exposição ao sol. Se houver queimadura em menor grau, intensificar a hidratação com cremes mais espessos.

“Recomendamos evitar exposição solar enquanto estiver com a pele irritada e avermelhada. Além disso, sugerimos sempre banhos rápidos e não ensaboar muito a pele, para não ressecar ou irritar ainda mais”, acrescenta a médica. Opte por sabonetes sem surfactantes ou sabonetes de glicerina.

Quando a pele começar a descascar, não puxar as casquinhas. Se houver queimadura mais grave, com bolhas, dor e/ou muito inchaço é indispensável procurar atendimento médico.

Por fim, a dica sempre válida é beber muita água. O consumo traz diversos benefícios para a saúde, e proporciona hidratação para todo o organismo, inclusive para a pele do rosto e corpo. Ao ingerir o consumo recomendado de água por dia, em média 2 litros, é possível notar a pele mais macia e hidratada.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.