A erisipela pode ocorrer em áreas onde há uma ferida aberta, nesses casos a ferida deve ser adequadamente tratada e coberta para cicatrizar adequadamente
|
A doença é causada por uma infecção bacteriana e provoca inflamação nas camadas superficiais da pele – derme e epiderme. O tema veio à tona através de entrevista do vice-presidente da República. Segundo afirmou Hamilton Mourão, o presidente não pode vestir calça por conta da ferida na perna e, por isso, evita deixar o Palácio da Alvorada. Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Analupe Weber, o quadro corre por inflamação local que pode espalhar ao redor e mesmo sistemicamente.
“A erisipela pode ocorrer em áreas onde há uma ferida aberta, nesses casos a ferida deve ser adequadamente tratada e coberta para cicatrizar adequadamente. É importante lembrar que feridas que ficam expostas podem ficar mais propensas a adquirir sujeira e micro-organismos do meio ambiente”, explica.
A doença é mais comum em adultos com distúrbios vasculares e linfáticos onde a circulação está prejudicada, ou com lesões de pele, tipo eczemas por exemplo. O organismo é muito sensível a stresses psicológicos em geral e nesses casos de estresse mais grave a recuperação é resposta das doenças pode ser mais demorada ou nao ocorrer adequadamente.
Ao perceber os sintomas, é fundamental que se busque uma consulta com um médico dermatologista para o adequado tratamento.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak