Erros alimentares repercutem na condição da pele

Dica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS é ficar atento ao perfil alimentar para manutenção de uma pele saudável

A ingestão excessiva de carboidratos que não são saudáveis para a saúde em geral é um dos erros mais comuns na dieta. O olhar mais atento é preciso para aqueles, especialmente que produzem altos índices glicêmicos que vão desde pão e arroz branco ao açúcar puro.

“Estes alimentos induzem a produção de sebo. O sebo é um óleo produzido naturalmente e que pode obstruir os poros, causando cravos e até mesmo cistos. Além disso, carboidratos com alto índice glicêmico estimulam a síntese de hormônio andrógeno (hormônio masculino). Este hormônio está relacionado à piora da acne. Portanto, se você tem problemas com acne, é muito importante evitar este tipo de alimento para auxiliar no seu tratamento dermatológico”, explica a médica dermatologista associada da SBD-RS, Gabriela Horn.

O terceiro motivo pelo qual você deve evitar carboidratos de alto índice glicêmico é que estes causam elevação dos níveis de açúcar no sangue.

“Estes níveis elevados causam diversos problemas. Por exemplo, todo açúcar que não é captado pelo fígado, pode se ligar a fibras de colágeno e elastina, causando o que chamamos de glicação. Quando os açúcares infiltram as fibras colágenas, o corpo as identifica e as considera danificadas. O corpo então entende que deve “quebrar” estas fibras de colágeno glicadas, em detrimento da sua pele”, acrescenta a médica.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.