Especialista dá dicas para cuidados com a pele no uso de alianças

Alergias, calos e micoses são consequências de reações a produtos, má ajuste da peça e acúmulo de umidade

Símbolo da união entre casais, as alianças requerem cuidados em sua utilização para evitar o surgimento de irritações na pele como alergias, micoses e pequenos calos. Quem pretende aproveitar a proximidade do Dia dos Namorados para oficializar a sua relação, deve prestar atenção em alguns aspectos destacados pela dermatologista especialista associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção Rio Grande do Sul (SBD-RS), Lia Dantas.

– A reação alérgica só vai ocorrer em pessoas que já possuem propensão para isto. Geralmente, o níquel e o cobalto são os principais causadores. Já as demais dermatites podem ser ocasionadas por mal ajuste, acúmulo de água, sabonete ou creme no local, ou ainda pela aliança estar apertada demais – explica a dermatologista.

Em alguns casos, as pessoas podem apresentar descamação, vermelhidão, ardência e dor. O acúmulo de umidade também pode facilitar o surgimento da micose. A orientação é procurar por um médico dermatologista quando surgirem as primeiras reações na pele.

– Somente um profissional com boa formação poderá orientar o tratamento adequado, pois há casos graves como inchaço, dificuldade de movimentar a mão ou coceira aguda. A intervenção médica poderá ocorrer através de medicações tópicas ou sistêmicas. Além disso, a troca do material ou o ajuste do anel também podem ser instituídas para a recuperação – comenta Lia.

Algumas ocorrências podem ser evitadas através da hidratação da pele, uso de luvas no contato com a umidade e a retirada da aliança quando for tomar banho ou lavar as mãos, secando bem o local antes de reutilizar a peça.

Redação: Francine Malessa
Coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.