Especialistas compartilham novas abordagens e técnicas modernas no tratamento estético em encontro na capital gaúcha

No painel “Cosmiatria: Abordagens práticas e pérolas”, especialistas exploraram técnicas como o uso de remodeladores teciduais, ultrassom dermatológico, tratamentos labiais e procedimentos voltados para a flacidez corporal

No encerramento da 49ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS), as discussões sobre a cosmiatria e suas inovações tecnológicas ganharam destaque, reforçando o avanço de práticas estéticas seguras e especializadas.

A sessão, realizada na tarde deste sábado (26/10) no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, foi coordenada pelas dermatologistas Dra. Ana Paula Manzoni, especialista em cosmiatria e laser pela Santa Casa e Universidade Federal de Ciências da Saúde, e Dra. Fernanda Freitag, mestre em Ciências Médicas pela UFRGS.

A primeira palestra da Dra. Ana Paula Rossol, médica radiologista especialista em ultrassom dermatológico, apresentou o uso do equipamento para auxiliar dermatologistas na prática clínica, proporcionando diagnósticos mais precisos e personalizados.

Em seguida, a Dra. Taciana Dal’Forno Dini, dermatologista e vice-presidente eleita da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, abordou os benefícios do PDRN, exossomos e remodeladores teciduais, com ênfase em evidências científicas que comprovam sua eficácia.

O dermatologista Dr. Damiê De Villa deu continuidade ao evento com a palestra “Como Tratar Lábios e Região Perioral de Forma Elegante e Sem Exageros”, onde compartilhou suas técnicas para harmonização labial, destacando a importância de um resultado natural.

A programação foi finalizada com a apresentação da Dra. Letícia Krause Schenato Bisch que discorreu sobre o espaço dos peelings químicos na dermatologia e em quais indicações eles ainda são superiores às tecnologias.

Entidades médicas presentes

O evento contou com o prestígio de entidades médicas na área da saúde. Na sexta-feira (25/10), o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., esteve presente no encontro e falou da importância do evento.

“A Jornada Gaúcha de Dermatologia é um evento tradicional e fundamental para a atualização e formação contínua dos profissionais dessa especialidade que exerce um papel essencial na sociedade gaúcha. São profissionais que lidam não só com a saúde da pele, cabelo e unhas, mas também auxiliam na promoção da autoestima, impactando a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou.

Durante o encontro, foi feita saudação e homenagem a todos os dermatologistas que trabalharam na força-tarefa realizada durante a enchente no Rio Grande do Sul, com a doação de medicamentos, operacionalizada em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul, que funcionou como ponto central de arrecadação de medicamentos e insumos médicos durante boa parte do período da tragédia climática.

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) também esteve no evento através de representantes e um estande no espaço de relacionamento. Para a diretora do Simers, Mônica Berg, o evento cumpre uma importante tarefa de agregar conhecimentos e promover atualização científica.

“Este é um momento de premiação ao conhecimento, mas também a quem busca conhecimento científico, qualificação dos atendimentos e excelência da atividade médica”, avaliou.

Segundo ela, os três dias de evento e a grande participação do público demonstram o interesse por essa busca e permitem concluir que a essência da medicina não pode ser esquecida.

“É necessário que o médico busque os dados do seu paciente, ouça sua história e, através dessa anamnese, consiga chegar ao desfecho diagnóstico e, com isso, à melhor escolha de tratamento”, concluiu.

Por fim, o Conselho Regional de Medicina (CREMERS) esteve presente com a discussão da defesa do Ato Médico, no “Fórum: O exercício ilegal da medicina e seu impacto na Dermatologia: O papel do Conselho Regional em coibir o exercício ilegal da medicina e suas consequências”. O tema foi apresentado por Régis Fernando Angnes (RS).

Redação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.