Especialistas debatem tópicos essenciais em Oncologia Cutânea e Cirurgia Dermatológica

30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, 48ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e 5º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos

Oncologia Cutânea e Cirurgia Dermatológica

Uma das temáticas mais importantes do primeiro dia de programação foi a oncologia cutânea e cirurgia dermatológica. Coordenados pelos Drs. Renato Marchiori Bakos e Luis Fernando Kopke, o debate realizado no auditório principal incluiu sessões informativas sobre diversas questões relacionadas ao tema. A primeira aula, apresentada pelo médico Fabiano Pacheco (RS) falou do campo cancerizável. Durante fala, o médico enfatizou a importância da experiência no processo de seleção do tratamento adequado.

“As preferências do paciente e a disponibilidade do tratamento são fatores cruciais na tomada de decisão”, afirmou.

Além disso, o palestrante destacou a necessidade de reforçar a importância da prevenção e do tratamento ativo. O monitoramento contínuo foi apontado como uma prática essencial para garantir o sucesso do tratamento, e Pacheco também incentivou a considerar abordagens terapêuticas complementares em determinados casos. Sua abordagem reforçou a complexidade da escolha do tratamento e a necessidade de uma abordagem individualizada.

Na aula seguinte, André Costa Beber (RS) discorreu sobre tumores não-melanoma oferecendo orientações de quais momentos é possível pensar em uma abordagem cirúrgica em contraponto a pacientes que podem ser submetidos a tratamentos conservadores.

Na palestra proferida pela médica Suzana Hampe, o foco foi o manejo das margens comprometidas (presença de células neoplásicas residuais em uma ou mais margens cirúrgicas) no carcinoma basocelular após a excisão cirúrgica. Hampe abordou a ocorrência desse cenário, que varia de 4,7% a 24%, e destacou que a frequência depende da experiência do cirurgião, da região anatômica, do subtipo histológico do carcinoma basocelular e se houve a excisão de múltiplas lesões no mesmo procedimento cirúrgico. Além disso, apresentou dados de uma meta-análise envolvendo 106.832 casos, revelando que, em geral, 11% das excisões apresentaram margens incompletas,

Ainda foram trazidas lições sobre manejo do carcinoma espinocelular avançado, com o Dr. Luis Fernando Kopke (SC), novidades em Oncologia Cutânea, com o Dr. Wagner Bertolini (RS) e indicações de cirurgia micrográfica, com a Dra. Suzana Hampe (RS).

Serviço

As atividades da 30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, 48ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e 5º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos ocorrem nos dias 12, 13 e 14 de outubro, no Dall’Onder Grande Hotel, situado em Bento Gonçalves, RS. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) com apoio das demais regionais do Sul e da SBD Nacional. Para mais informações visite o site oficial https://jornadasulbrasileiradermato.sbdrs.org.br/

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.