Especialistas destacam tratamentos, tecnologias e a importância da abordagem personalizada na dermatologia

Primeiro dia de programação da 30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, 48ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e 5º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos contou com aulas teóricas e práticas

30º Jornada Sul Brasileira de Dermatologia

Uma das temáticas mais importantes do primeiro dia de programação foi a oncologia cutânea e cirurgia dermatológica. A primeira aula, apresentada pelo médico Fabiano Pacheco (RS) falou do campo cancerizável. O médico enfatizou a importância da experiência no processo de seleção do tratamento adequado.

“As preferências do paciente e a disponibilidade do tratamento são fatores cruciais na tomada de decisão”, afirmou.

Na aula seguinte, André Costa Beber (RS) discorreu sobre tumores não-melanoma oferecendo orientações de quais momentos é possível pensar em uma abordagem cirúrgica em contraponto a pacientes que podem ser submetidos a tratamentos conservadores. Na palestra proferida pela médica Suzana Hampe, o foco foi o manejo das margens comprometidas (presença de células neoplásicas residuais em uma ou mais margens cirúrgicas) no carcinoma basocelular após a excisão cirúrgica. Ainda foram trazidas lições sobre manejo do carcinoma espinocelular avançado, com o Dr. Luis Fernando Kopke (SC), novidades em Oncologia Cutânea, com o Dr. Wagner Bertolini (RS) e indicações de cirurgia micrográfica, com a Dra. Suzana Hampe (RS).

Cursos Práticos

As atividades integram a programação da Jornada Sul e Gaúcha de Dermatologia e foram realizadas na Clínica Andrea Severa, próxima ao centro de Eventos do Dall´Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS). Uma das abordagens foram procedimentos injetáveis na face e no pescoço, incluindo ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e toxina botulínica. Durante a atividade, os participantes acompanharam atualizações em fios de sustentação para lift facial e bioestímulo do pescoço. À tarde, o curso se concentrou em procedimentos injetáveis no corpo, explorando ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e ácido poli-L-láctico. Por fim, houve a apresentação de protocolos avançados de fios de sustentação, incluindo lift de supercílios, tratamento do nariz e indicações corporais.

Cursos de Procedimentos Práticos por Vídeo e plataformas de lasers

Como parte da programação durante a manhã, os participantes puderam vivenciar uma imersão no mundo das tecnologias a laser, com um destaque especial para a comparação dos melhores tratamentos disponíveis. O evento foi coordenado pelas doutoras Analupe Weber e Juliana Catucci Boza, especialistas na área. A Dra. Analupe Webber destacou a importância de uma seleção criteriosa de pacientes ao abordar o tratamento com o equipamento, considerando tanto aspectos micro quanto macrofocados, especialmente ao tratar áreas faciais.

Melanoma

O Simpósio sobre Melanoma discutiu o papel essencial do dermatologista no estadiamento e acompanhamento clínico do melanoma. O procedimento envolve a documentação da lesão por meio de imagens, posteriormente encaminhadas ao oncologista ou ao profissional responsável para avaliação.

“Tudo está em uma avaliação do perfil psicossocial do paciente. Portanto, o foco não é apenas prescrever um conjunto de exames como uma receita de bolo padronizada, mas, sim, coordenar e orientar de maneira personalizada, assegurando que o paciente siga o caminho mais adequado para um desfecho favorável em sua jornada de tratamento”, afirmou o palestrante Dr. Timótio Dorn, de Santa Catarina.

Em seguida, o Dr. Luis Fernando Kopke, também de Santa Catarina, compartilhou as recomendações atualizadas da pesquisa sobre o linfonodo sentinela no tratamento do melanoma. A Dra. Sabrina Sanvido, do Rio Grande do Sul, abordou a terapia alvo e a imunoterapia para o melanoma, focando nas reações cutâneas associadas. Após, as médicas Dra. Thais Grazziotin e Dra. Louise Lovatto, ambas do Rio Grande do Sul, discutiram o desafio de distinguir nevos de Spitz de melanomas e a dermatoscopia de lesões hipomelanóticas e amelanóticas, bem como o exame de lesões melanocíticas ungueais foi abordado pelo Dr. Renato Bakos.

Novidades tecnológicas e impacto de uma vida saudável na vida do dermatologista

Um dos workshps realizados durante a tarde falou da ultrassonografia dermatológica. O bloco foi coordenado pelas médicas Dra. Simone Dini, do Rio Grande do Sul, e Dra. Luciana Carmen Zattar, de São Paulo. A história da ultrassonografia na dermatologia remonta a 1979, quando começou a ser utilizada para medir a espessura da pele, evidenciando seu potencial na avaliação dermatológica. Os participantes puderam compreender como a ultrassonografia pode ser uma ferramenta valiosa em sua prática profissional.

“Realizar biópsias é uma opção, mas esse procedimento é invasivo e pode não ser ideal para todos os casos. Assim, buscou-se métodos alternativos que pudessem fornecer uma avaliação precisa e não invasiva da pele. A ultrassonografia tem se destacado como uma ferramenta valiosa nesse contexto”, afirmou a médica Simone Dini.

A atração seguinte foi direcionada ao médico dermatologista e a importância dele investir na qualidade de vida na qual Dr. André Moschetta, do RS, e Dr. Rodrigo Longuinho, de Santa Catarina, falaram da medicina do estilo de vida e como ela pode aprimorar a performance, a saúde e o bem-estar dos dermatologistas.

Diagnóstico e tratamento de alopecias e doenças do couro cabeludo

As discussões focadas nesta área começaram com Dr. Leandro Damiani explorando a aplicação da tricoscopia no cotidiano do consultório dermatológico, seguido por Dr. Marcelo Rigatti, de Santa Catarina, abordando a fotografia do couro cabeludo. A Dra. Beatriz Castellar de Faria, também de Santa Catarina, trouxe informações essenciais sobre doenças descamativas do couro cabeludo.

“Atualmente, os tratamentos sistêmicos têm se mostrado cada vez mais eficazes no combate à doença. Lembrando que no Brasil, o PCDT (Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas) desempenha um papel importante na organização e diretrizes para o tratamento, ajudando a guiar os profissionais na escolha do tratamento mais apropriado”, afirmou.

A programação incluiu tópicos importantes, como alopecias não cicatriciais, abordadas por Dra. Mariana Scribel, Dra. Aline Donati, e Dr. Renan Minotto. Após o intervalo os participantes puderam explorar alopecias cicatriciais e doenças neutrofílicas do couro cabeludo, com Dra. Débora Cadore, Dr. Leandro Damiani e Dra. Manuela Dantas . A programação encerrou com Dr. Marcelo Rigatti discutindo o manejo da alopecia na terceira idade e Dra. Débora Cadore explorando terapias complementares, como intradermoterapia, MMP, laser e LED.

Imersão em Injetáveis

No período da tarde, o curso “Imersão em Injetáveis”, coordenado pelas médicas Dra. Juliana Sandin, de Santa Catarina, e Dra. Annia Cordeiro, do Paraná, reuniu especialistas para explorar a complexidade dos procedimentos injetáveis. Dra. Ana Paula Manzoni, do Rio Grande do Sul, destacou a reologia dos bioestimuladores injetáveis, enfatizando o impacto em sua seleção. O Dr. Maurício de Quadros também do RS, abordou os preenchedores faciais, distinguindo entre embelezamento e volumização. A Dra. Gabriela Maldonado, do mesmo estado, forneceu uma atualização sobre bioestimuladores e biorremodeladores para indicações faciais. Dra. Mariana Barbato, de Santa Catarina, explorou o tratamento do contorno mandibular e da região submentoniana com a associação de procedimentos.

A tarde culminou com tópicos essenciais, incluindo os injetáveis para o pescoço e colo, atualização em toxina botulínica, cálculo de volume e custo de procedimentos com injetáveis, além do manejo de complicações. O dia encerrou com um happy hour de boas-vindas.

Serviço

As atividades da 30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, 48ª Jornada Gaúcha de Dermatologia e 5º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos ocorrem nos dias 12, 13 e 14 de outubro, no Dall’Onder Grande Hotel, situado em Bento Gonçalves, RS. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) com apoio das demais regionais do Sul e da SBD Nacional. Para mais informações visite o site oficial https://jornadasulbrasileiradermato.sbdrs.org.br/

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.