Gestação provoca mudanças na pele da futura mamãe

Dermatologista explica quais são as principais transformações do corpo neste período

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diferentes e diversas mudanças. Mas não é só a barriga que vai crescendo ou a alteração hormonal que ocorrem neste período, a pele da futura mamãe também integra o conjunto de transformações que marcam a gravidez.

– No início, a pele tende a ficar mais oleosa, eventualmente até apresenta acne. Após, pode normalizar ou continuar mais oleosa do que o normal. Também é comum a tendência à hiperpigmentação, ou seja, manchas na face, abdômen e dobras, além de inflamação da pele – explica a secretária científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Vanessa Santos Cunha.

As estrias são outra consequência comum da gravidez e que, na maioria das vezes, causa incômodo para as mulheres. Durante a gestação há uma diminuição da imunidade da gestante levando a um maior risco de infecções fúngicas, bacterianas e também virais. A dermatologista sugere manter a hidratação adequada com produtos que associam óleos e substâncias hidratantes potentes. O controle de peso durante a gestação também é importante para evitar o surgimento das marcas na pele.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.