Ingestão em excesso de vitamina D pode trazer riscos para saúde

Alerta é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS

A vitamina D, hormônio produzido pela pele com estímulo da radiação solar, é um nutriente essencial para o corpo humano, pois desempenha diversas funções importantes, como a regulação do cálcio e do fósforo no organismo, além de ajudar a manter a saúde dos ossos e do sistema imunológico. No entanto, o excesso dessa vitamina pode causar efeitos negativos no corpo. A dermatologista e presidente da SBD-RS, Rosemarie Mazzuco, explica que a hipervitaminose D pode resultar em efeitos adversos graves. Alguns dos riscos associados incluem:

Toxicidade: altas doses de vitamina D podem causar toxicidade, levando a náusea, vômito, constipação, perda de apetite, fraqueza muscular, fadiga e dor de cabeça.

Excesso de absorção de cálcio: a absorção excessiva desse mineral pode levar a depósitos exagerados de cálcio nos ossos, rins, tecidos moles e outros órgãos nobres.

Problemas renais: o excesso de vitamina D pode prejudicar a função renal, aumentando a excreção de cálcio na urina e contribuindo para a formação dos cálculos renais;

Aumento do risco de doenças cardiovasculares: Alguns estudos sugerem que altos níveis de vitamina D no sangue podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, incluindo ataque cardíaco e derrame;

Risco para o feto: altos níveis de vitamina D durante a gravidez podem levar a danos ao feto, incluindo atraso no desenvolvimento, malformações e problemas cardíacos;

Portanto, é importante manter um equilíbrio adequado de vitamina D no organismo e evitar o consumo excessivo de suplementos de vitamina D sem recomendação médica.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Revisão: Dra Valéria Rossato

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.