Janeiro Roxo faz alerta para prevenção da hanseníase

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS está engajada na campanha

Janeiro Roxo

Uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e que pode afetar qualquer pessoa. A Hanseníase é caracterizada pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Pode afetar a força muscular, principalmente em mãos, braços, pés e pernas.

“A suspeita é geralmente a partir de manchas na pele que podem ser brancas ou vermelhas. Mas o que realmente nos chama a atenção é uma perda de sensibilidade no local da mancha. Em alguns casos ocorre perda de pêlos. A pessoa, geralmente, contrai a doença e pode levar alguns anos até manifestar os sintomas. Então, deixamos o alerta que essa doença existe e tem cura”, explica a dermatologista da SBD-RS, Sabrina Sanvido.

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial em número de casos. Por isso, os médicos reforçam a importância de diagnosticar precocemente e tratar. Hoje, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e qualquer pessoa com sinal ou suspeita deve procurar atendimento.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.