Jornada capacita médicos dermatologistas para promoção da saúde, beleza e bem-estar

25ª Jornada Sul-brasileira de Dermatologia reuniu mais de quatrocentos profissionais da área, em Gramado (RS)

Seja para a manutenção de uma vida saudável, tratamento de doenças ou estética, o cuidado dermatológico passa pelo trabalho de um profissional habilitado e capacitado para isso. Com esse objetivo encerrou, no sábado (01/04), mais uma edição da Jornada Sul-brasileira de Dermatologia. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção Rio Grande do Sul, contou com a apresentação de renomados profissionais da área dissertando sobre práticas, medicamentos e tecnologias atuais. A presidente da SBD-RS, Clarissa Prati, ressaltou a riqueza dos temas discutidos no encontro e a importância da qualificação profissional.

– Conseguimos atingir um público até acima do esperado. Os participantes se envolvem em diversas áreas que cuidam da saúde, da pele e do bom funcionamento do corpo humano. A estética corporal ganhou uma importância muito grande, também, nos dias atuais. O dermatologista, assim como todos os profissionais da medicina, precisa estar em constante atualização. Métodos antigos são retomados e outros são apresentados. Por isso, é fundamental estar em dia com tudo que há de novo, não só do ponto de vista de tecnologia, mas de tratamentos e formas novas de abordar antigos tratamentos – disse.

A dermatologista Doris Hexsel, falou sobre ácido poliláctico, um bioestimulador que é injetado na pele e que gera uma nova formação de colágeno auxiliando, especialmente, no combate à flacidez.

– Nossa especialidade é muito criativa, estuda e desenvolve novas práticas. Por isso é fundamental compartilhar o conhecimento com os colegas. Esse é o diferencial de fazer um procedimento com um dermatologista e não com pessoas de outras especialidades que não possuem o mesmo entendimento que a gente tem da pele e do nosso organismo. Ao fazer o tratamento com um dermatologista que está atualizado e conhecendo as técnicas mais recentes, a possibilidade de sucesso é muito maior – afirmou Doris.

Na primeira apresentação do dia, o tema foi um problema comum na população, porém que possui tratamentos que não são complexos e ajudam a minimizar os problemas: unhas frágeis. A dermatologista, Vanessa Cunha, relatou tratamentos existentes, sendo a biotina um dos mais eficazes. André Costa Beber, destacou o tema da onicomicoses, infecções fúngicas nas unhas que acomete cerca de 3 a 8% da população adulta. A idade, doença vascular periférica, trauma e excesso de suor são os principais causadores do problema. Ao final do bloco, Anber Ancel Tanaka discorreu sobre Psoríase Ungueal.

Tratamento de Alopecias (redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele) também foi pauta do encontro. A dermatologista, Aline Donati, falou sobre produtos e técnicas usados no combate à queda de cabelo. Um dos tópicos mais recorrentes é o uso da finasterida e suas consequências no organismo do homem. Porém, também foi discutida a aplicação em pacientes mulheres. Débora Cadore e Carlos Gustavo Wambier também discorreram sobre o assunto.

O debate do Câncer de Pele, trouxe diferentes visões sobre tratamentos. Renato Marchiori Bakos conversou com o público sobre indicação e eficácia dos tratamentos tópicos e melanoma: abordagem cirúrgica e seguimento. Daniel Holthausen, falou sobre a abordagem cirúrgica do câncer de pele não-melanoma.

– O critério oncológico é sempre o primário, ou seja, destruir ou remover completamente o tumor. Depois vem o critério funcional e por último, mas que não deixa de ser importante, o estético – afirmou.

O evento teve ainda a apresentação de Fabiane Kumagai sobre Planejamento estratégico do consultório dermatológico e Maurício Conti que abordou a mídia, ética e o dermatologista. Ao final do encontro foram apresentadas técnicas na área de Preenchimento com os dermatologistas Damiê de Villa e Ana Paula Manzoni.

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS e conta com apoio da SBD Paraná, SBD Santa Catarina e Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Um novo encontro da especialidade acontece nos dias 20 e 21 de outubro. A 42a Jornada Gaúcha de Dermatologia acontece no Hotel Sheraton, em Porto Alegre (RS). Como novidade a SBD-RS promove, ainda, no dia 19 de agosto a 1a Jornada Multisserviços, no Hotel Plaza São Rafael, também na capital gaúcha. O foco será a discussão de casos clínicos difíceis ou comuns, mas com investigação científica e/ou terapêutica exemplar, com dermatologistas experts e patologistas.

Pôsteres

Uma das atrações do evento foi a premiação dos melhores trabalhos, divididos em duas categorias. Foram exibidos 79 pôsteres durante o encontro e entregues previamente para uma comissão julgadora. A avaliação foi feita por três professores, um de cada estado da região sul do país. Na modalidade Investigação, o 1o lugar foi o “Estudo randomizado comparando a eficácia, o início de ação e a durabilidade da toxina onabotulínica A diluída com lidocaína e epinefrina vs solução salina para o tratamento das linhas perioculares – resultados preliminares”. O trabalho foi desenvolvido por Maurício de Quadros, Mariana Silveira Ferreira, Ana Paula Schwarzbach e Analupe Weber, do ISCMPA – Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

O segundo lugar ficou com o trabalho “Aspectos ultraestruturais – tridimensionais do granuloma anular. A equipe foi formada por Ana Paula Carvalho Fonseca, Carla Angélica Turine Von Glehn, Amanda Carvalho Fonseca, Helena Maria Mendes Marques e Guilherme Coelho de Azevedo, da UNIRG – Centro Universitário, UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso e FA Faculdade Atenas.

Foi premiado ainda o melhor Relato de Caso, sendo considerado vencedor o trabalho “Reação Hansênica tipo 2 com apresentação Síndrome de Sweet – Símile”. O grupo foi formado por Dâmia Kuster Kaminski Arida, Cássia Ferris, Cassyo Augusto Tornesi, Noely do Rocio Vigo e Lismary Aparecida de Forville Mesquita, do HUEC – Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, HC/ UFPR – Hospital de Clínicas.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.