Pais devem optar por produtos voltados ao público infantil para evitar reações alérgicas na pele
Pular Carnaval também é brincadeira para as crianças, que aproveitam a ocasião para fantasiar-se de seus personagens favoritos. No entanto, os pais devem estar atentos às maquiagens que os pequenos utilizam na pele, devido ao risco de reação alérgica.
– É importante que se utilize somente maquiagens especificas para crianças encontradas em lojas de brinquedos e lojas especializadas em cosméticos. A sua composição tem produtos menos alergênicos e com remoção mais fácil. As maquiagens adquiridas no mercado informal, sem o selo de fiscalização da Anvisa, oferecem mais riscos às crianças – explica a secretária-geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Ana Paula Manzoni.
Crianças com histórico de alergias cutâneas, preferencialmente devem evitar o uso de cosméticos, porém, como nem sempre isto é possível, o ideal é que seja de uma marca de confiança e que fique o menor tempo possível em contato com a pele.
Em casos de reação à maquiagem, esta deve ser removida somente com água e sabonete neutro e, em seguida, procurar um dermatologista para receber orientações.