Evento no Barra Shopping Sul reúne especialistas para abordar casos clínicos e avanços na dermatologia pediátrica
A sessão integrou a programação ao longo da manhã da 1ª Jornada dos Serviços Credenciados do RS, realizada no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS).
Sob a coordenação da Dra. Flávia Reginatto, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), especialistas discutiram desafios clínicos complexos. A Dra. Rudinara Gonçalves, da PUCRS, iniciou a apresentação com um caso de hidradenite supurativa facial, ressaltando o impacto dessa patologia na qualidade de vida dos pacientes. A doença inflamatória crônica da pele é caracterizada pela formação de nódulos dolorosos, abscessos e fístulas na região facial. Essa condição, que surge em folículos pilosos e glândulas sudoríparas, está associada a dor intensa e pode resultar em cicatrizes. Embora mais comum nas áreas axilares, inguinais e glúteas, sua manifestação no rosto é menos frequente, o que torna o diagnóstico e o manejo mais desafiadores.
Na sequência, o Dr. Matheus Melo, também da UFFS, apresentou a distinção entre a síndrome estafilocócica da pele escaldada e a síndrome do choque tóxico, condições que exigem identificação rápida e tratamento adequado.
Encerrando as apresentações, a Dra. Fernanda Tisott Burtet, da UFSM, relatou um caso de paniculite nodular migratória subaguda em um paciente pediátrico. Essa condição rara é caracterizada pela formação de nódulos dolorosos e migratórios na camada subcutânea, especialmente em crianças. A paniculite envolve inflamação do tecido adiposo subcutâneo e pode ter diversas causas, como infecções, doenças autoimunes, traumas ou reações a medicamentos.
“A sessão de dermatologia pediátrica, com a participação de três importantes serviços do estado, abordou desde doenças prevalentes até casos de grande gravidade, que impactam significativamente a vida dos pacientes. Foi ressaltada a importância da atuação do dermatologista, inclusive em ambientes de UTI, no acompanhamento de pacientes pediátricos com doenças de pele, evidenciando seu papel fundamental no tratamento dessas condições”, destacou a coordenadora da sessão, Dra. Flávia Reginatto.