Médicos debatem inovações no tratamento de alterações e doenças de pele

Tema está presente na 42º Jornada Gaúcha de Dermatologia, que acontece no Hotel Sheraton, em Porto Alegre (RS)

O corpo humano está sujeito a diversos tipos de alterações e a pele, sendo o maior órgão, emite diversos desses sinais. Não são poucas as situações encontradas nos consultórios dermatológicos e, com o objetivo de promover a qualificação profissional, médicos debatem o assunto durante a Jornada Gaúcha de Dermatologia, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS.

A rosácea é uma das situações comuns, caracterizada por sintomas como vermelhidão na pele e lesões inflamadas, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Muitas vezes começa entre as idades de trinta e cinquenta anos e afeta mais mulheres do que homens. Outro tema recorrente é a psoríase, que pode ter sintomas variados conforme o paciente, mas são conhecidas de um modo geral por manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas. Cada tipo e gravidade de psoríase, em geral, responde melhor a um tipo diferente de tratamento (ou a uma combinação de terapias). O que funciona bem para uma pessoa não necessariamente funcionará para outra. Por isso é fundamental que o assunto seja sempre levado ao médico dermatologista.

As cicatrizes também estarão em pauta no encontro. Quanto maior o dano que ocorreu na pele e o tempo de recuperação, maiores são as chances de ocorrer uma cicatriz nítida. A fotoproteção é um conjunto de medidas usadas para diminuir a exposição solar e prevenir o dano do sol, como câncer e envelhecimento e, também, estará no programa.

As novidades em terapêutica clínica serão apresentadas a partir das 14h do dia 21 de outubro, pelas médicas Taciana Dal´Forno Dini, que discorre sobre rosácea; André Carvalho, falando sobre psoríase; Ana Paula Manzoni, com o tema de cicatrizes e Tania Cestari, abordando a fotoproteção.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.