Moda no verão, cabelos descoloridos acabam “esverdeando” no contato com cloro ou sal

Ducha com água doce ajuda a proteger tonalidade dos cabelos loiros no mar e na pisicina

Quando submetidos a química para descolorir, os cabelos necessitam de cuidados especiais para evitar o esverdeamento quando os fios entrarem em contato com a água do mar (sal) ou das piscinas (cloro). O alerta é da médica dermatologista e associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Ana Paula Caramori. Conforme a especialista, uma ducha com água doce, antes do mergulho, já auxilia na proteção dos cabelos.

“Cabelos muito submetidos à química ficam mais frágeis e têm maior tendência para essa pigmentação verde. É fundamental hidratar esse fio e também tomar uma ducha com água doce. O cabelo tem limite na absorção de água e, deste modo, eles absorvem a água doce e limitam a absorção da água salgada ou da água com cloro”, reitera.

A dermatologista também sugere a utilização de protetores siliconados, que protegem e envelopam os fios.

Sobre o esverdear, a médica pontua que não é somente o cloro o responsável por esse fenômeno. Segundo ela, o sulfato de cobre, presente nas piscinas e até em sistemas de água mais antigos, é o verdadeiro vilão para esse fenômeno.

“A penetração desses sais atinge a qualidade da haste do cabelo. Haste é o fio do cabelo. Ali, quanto mais poroso, maior a penetração e mais verde fica o fio”, disse.

Uma vez que o cabelo já está verde, segundo a médica Ana Paula Caramori, podem ser usados produtos para hidratação e shampoos anti resíduos.

“A aplicação duas vezes na semana, ao longo de três semanas é a mais indicada. Todo dia não pode, pois resseca o cabelo. Não dá para exagerar. Vinagre de maçã, aliado ao condicionador para um banho nos cabelos, de 10 a 15 minutos, também ajuda. O PH ácido ajuda a fechar essa cutícula”, finaliza.

A dica final é sempre aproveitar a consulta de rotina com o seu médico dermatologista para obter as orientações completas antes de adotar o novo visual. Assim, os cuidados são feitos de forma antecipada e segura para a manutenção saudável dos fios.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.