Com um volume de informações cada vez maior na internet, é comum que os usuários de redes sociais se deparem com a divulgação de resultados de procedimentos estéticos realizados por figuras públicas, o que tem gerado opiniões divergentes entre os internautas
Entre os diversos procedimentos estéticos, a “harmonização facial” tem se destacado como o mais popular entre os brasileiros, sendo um conjunto de intervenções voltadas para melhorar a harmonia, o equilíbrio e a simetria do rosto. Nesse sentido, a Dermatologia e a Cirurgia Plástica são especialidades médicas pioneiras no desenvolvimento, aprimoramento e utilização desses procedimentos, que podem envolver preenchimento com ácido hialurônico, aplicação de toxina botulínica/bioestimuladores e o uso de tecnologias de laser e ultrassom para alcançar os resultados desejados.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS) destaca que a harmonização facial é considerada um procedimento invasivo e, portanto, requer competência profissional especializada para ser realizada com segurança. Além disso, é necessário que o procedimento seja realizado de forma individualizada, levando em consideração as particularidades de cada paciente, incluindo idade, etnia e gênero.
Por fim, alerta-se que o uso excessivo de materiais injetáveis, como preenchedores ou bioestimuladores, pode resultar em deformidades e complicações a médio e longo prazo, comprometendo não apenas a estética facial, mas principalmente a saúde do indivíduo.
Diretoria SBD-RS
Presidente, Rosemarie Mazzuco.